Downhill: equipamentos e como praticar

links patrocinados

Downhill: equipamentos e como praticar

O que o Downhill?

O esporte ainda é novo, já que sua primeira competição mundial aconteceu em 1990, no Colorado, chegando ao Brasil no ano seguinte e praticado aqui com bicicletas de Cross Country.

O Downhill trata-se, basicamente, de uma vertente do ciclismo que desafia o piloto a descer o mais rápido que conseguir, um percurso específico. O esporte começou no asfalto, mas acabou ganhando espaço também nas montanhas e estradões de terra.

Com a evolução da técnica, os praticantes começaram a colocar pedras, degraus altos, vãos, mesas, trilhas mais estreitas e obstáculos compostos de uma rampa de lançamento e rampa de recepção com um vão entre elas para dificultar as provas. Outras situações que podem dificultar ainda mais o percurso são valas, erosões, raízes e lama.

Dicas para iniciantes

Downhill: equipamentos e como praticar Downhill

Uma dica muito importante para quem quer iniciar no esporte, e mesmo para quem já pratica a mais tempo, é nunca treinar sozinho. O Downhill é um esporte de risco e, por mais que as medidas de seguranças sejam tomadas, se algum acidente acontecer é importante ter alguém para socorrer.

Antes de enfrentar qualquer descida é essencial que o piloto faça o reconhecimento da mesma a pé, estudando cada trecho para que esteja mais seguro e relaxado quando for fazer o mesmo percurso com a bike.

Para amortecer os choques da bike com o solo é importante também que o corpo fique bem flexionado, segurando firme para manter o controle, mas sem contrair o corpo, deixando os impactos fluírem sobre ele. Quando for frear, jogue o corpo para trás para evitar que a roda arraste.
Além disso tudo é essencial que todo o equipamento de segurança seja sempre utilizado para evitar fraturas graves.

Downhill: equipamentos

Equipamentos para Downhill

É indispensável que o atleta desse esporte utilize todo o equipamento de segurança na prática do esporte por tratar-se de um esporte que envolve aventura e velocidade. Os itens básicos são o capacete fechado, conhecido como full face, sapatilha ou tênis com proteção lateral no tornozelo, luvas com dedo longo, óculos semelhantes aos que são usados na prática do esqui e do motocross, proteções do peito e costas, caneleiras, joelheiras e cotoveleiras.

Confira mais

Downhill: equipamentos

Alguns atletas optam também por utilizar um protetor cervical, conhecido como brace neck, que protege o pescoço e a coluna cervical em caso de acidentes mais graves.
E claro, a bike é o equipamento mais importante. O quadro deve ser preparado para grandes impactos e a bike deve ter freio a disco de acionamento hidráulico, suspensões de, pelo menos, 18mm de curso nas duas rodas e pneus largos que tenham boa aderência ao terreno, o que varia bastante de acordo com o tipo de terreno escolhido por cada ciclista.

Downhill: equipamentos e como praticar - saiba mais

Condicionamento físico

Para praticar o Downhill não basta apenas andar de bike. O esporte exige bastante condicionamento físico, principalmente os pulsos, as mãos, pescoço, braços e pernas. É aconselhável que esses músculos sejam trabalhados com pesos para prepará-los melhor para o esporte.

Além disso, é aconselhável dedicar uma parte dos treinos ao cross country já que o esporte dá muito condicionamento a quem o pratica e fortalece as pernas. Treinos de bicicross também podem ajudar muito os atletas a melhorar suas técnicas de salto e arrancada.

Pesquisar
Artigos Relacionados