DOU Diário Oficial da União

links patrocinados

DOU Diário Oficial da União

O que é o DOU – Diário Oficial da União

Todos os governos, independente da sua forma, devem respostas ao seu povo, por mais que este não tenha sido eleito através do voto em um governo democrático, ele deve através de algum meio de comunicação, informar os seus feitos e pretensões à população. Por mais que a população espere esta postura dos governantes, estes não costumavam informar os cidadãos sobre as decisões do governo. Porém, após a fixação da imprensa, as atitudes governamentais saíram do anonimato e passaram a compor as capas de jornais e revistas.

Com essa pressão existente por parte da imprensa, os políticos passaram a acreditar que um elo de comunicação entre o governo e a população deveria ser traçado, para que assim, estes pudessem revelar as bem feitorias realizadas na atual gestão. Com essa finalidade, o Diário Oficial da União foi criado.

O Diário Oficial da União é composto por três sessões: Avisos, Editais e Contratos, Atos de interesse dos Servidores da Administração Pública Federal e Decretos, Instruções Normativas, Leis e demais assuntos que não se encaixam nas duas primeiras categorias.

DOU - Diário Oficial da União

Desenrolar do Diário Oficial da União

O DOU – Diário Oficial da União existe desde o tempo do Brasil Colonial, aonde, as centenas de páginas escritas iam para Portugal, para que lá, o Rei pudesse ter controle sobre as decisões tomadas no país americano. Porém, sem que houvesse nenhuma explicação convincente, ele deixou de existir, voltando apenas no ano de 1862 na cidade de Olinda, porém, quase cinquenta anos depois, os arquivos que continham todos os Diários Oficiais foram queimados, perdendo uma documentação histórica impagável. No ano de 1940, Getúlio Vargas reabriu o lugar, porém este era pequeno para a demanda de papel existente. Apenas no ano de 1994 os relatos do DOU passaram a serem exibidos online.

DOU online

DOU Online

Após a informatização do Diário Oficial da União, qualquer cidadão tem acesso às pautas que estão sendo discutidas, firmadas e pretendidas dentro do cenário da política brasileira. Uma das melhores formas de avaliar os feitos, tanto em âmbito municipal, quanto federal é através da leitura dos diários, estes estão dispostos no site do DOU, estando organizados de acordo com o assunto (licitações, despesas, convênios, ações e programas, institucional, servidores, informações classificadas, entre outros).

Ao possibilitar as consultas online, o DOU ganhou mais olhares, sendo assim, qualquer irregularidade ou contrato estranho, centenas de brasileiros já caem em cima das figuras públicas, isso ajuda com que na corrupção diminua.

Diário Oficial da União

À Hora do Voto

O grande problema dos brasileiros na hora do voto é a falta de memória, os escândalos de corrupção, lavagem de dinheiro e subornos são identificados e publicados através daqueles que leem o Diário Oficial da União, ou até mesmo através de ameaças ao Ministério Público, porém, de nada adianta desvendar crimes contra a nação, se a mesma, após alguns anos vota no mesmo político ou em seu sucessor. O maior benefício da Democracia não é eleger a pessoa certa e sim, não cometer o mesmo equívoco nas próximas votações

Hora do voto Diário Oficial da União- DOU

Pesquisar
Artigos Relacionados