Dores abdominais – problemas no estômago, fígado e vesícula biliar: causas e tratamentos

links patrocinados

Dores abdominais – problemas no estômago, fígado e vesícula biliar: causas e tratamentos

As dores abdominais, em algum momento da sua vida, se você não escutou, com certeza vai escutar falar delas. Isso porque esse tipo de incômodo está na maioria dos casos associado aos casos de dores na região estomacal. Todas as dores que acontecem entre a área do tórax e da virilha são caracterizadas como dores abdominais. Por isso, é muito difícil identificar qual é o grande responsável por esse tipo de dor, já que nessa região temos uma grande quantidade de órgãos.

Saiba aqui as dores abdominais causadas por problemas no estômago, no fígado e na vesícula biliar. Além disso, aqui, você vai conhecer quais são as causas e os tipos de tratamentos para esse tipo de problema.

Dores abdominais – Fígado

Dores abdominais – problemas no estômago, fígado e vesícula biliar: causas e tratamentos Dores abdominais – problemas no estômago, fígado e vesícula biliar

Depois da pele, o maior órgão do corpo humano é o fígado, que é o responsável por exercer mais de 200 funções no nosso organismo. Pode-se dizer que as principais funções do fígado é auxiliar na digestão de alimentos, a síntese de colesterol, a produção da substância que atua diretamente na digestão de gorduras (bile) e a metabolização de elementos nocivos de alguns alimentos, como o café, as bebidas alcóolicas e as gorduras.

Dores abdominais – problemas no estômago, fígado e vesícula biliar: causas e tratamentos - saiba mais

Confira mais

O que dói não é o fígado e sim a cápsula fibrosa que o envolve. Por isso, as dores abdominais e nessa região são mais frequentes em doenças que produzem uma distensão dessa cápsula, como tumores em expansão, edema hepático na insuficiência cardíaca ou um edema inflamatório de hepatite. As dores abdominais causadas por problemas no fígado são caracterizadas como um peso no quadrante direito superior do abdômen.

Para evitar esse tipo de problema é muito importante manter sempre uma dieta com alimentos que sejam de fácil digestão, como verduras, frutas e peixes. Além disso, ao menor dos sintomas é muito importante procurar a ajuda de um médico especialista e nunca fazer uma auto medicação, já que este hábito pode acabar agravando o problema.

Dores abdominais

Estômago

Situado logo abaixo do diafragma, o estomago é o grande responsável pela produção do suco gástrico, que inicia a digestão dos alimentos e ainda os prepara para que eles sejam absorvidos no intestino.

Em geral, as dores abdominais causadas por problemas de estômago estão relacionadas de maneira direta com a gastrite e o refluxo gastroesofágico, que pode causar queimação no quadrante esquerdo superior do abdômen e queimação. Já a gastrite também é caracterizada pela queimação, só que ela é muito mais intensa do que as dores abdominais causadas pelo refluxo.

O tratamento contra as dores abdominais causadas por problemas estomacais pode ser feito com antiespasmódicos, antieméticos ou antiácidos. Vale ressaltar que se a dor for frequente ou se persistir, é muito importante procurar ajuda de um médico.

Dores abdominais – problemas no estômago, fígado e vesícula biliar: causas

Vesícula biliar

Conectada diretamente ao duodeno e ao fígado, a vesícula biliar tem como única e exclusiva função o armazenamento da bile. Isso porque, depois de armazenada na vesícula biliar, a bile se torna mais concentrada e acaba tendo a sua potência e tem o seu efeito na digestão de gorduras intensificado.

As dores abdominais causadas por problemas na vesícula biliar pode acontecer por conta de uma cólica biliar, consequência dos cálculos biliares.

Pesquisar
Artigos Relacionados