Domingo Legal

Domingo Legal

Domingo Legal

Um dos mais fortes combatentes do duelo pela audiência dos domingos, o Domingo Legal é um dos mais tradicionais programas da televisão brasileira. No ar desde 1993, era apresentado por Gugu Liberato até ser substituído por Celso Portiolli. Misturando matérias sobre variedades, assistencialismo e humor, o programa manteve basicamente a mesma cara ao longo de todos estes anos.

O Domingo Legal foi exibido pela primeira vez no dia 17 de janeiro de 1993. Ele foi o sucesso do programa Viva a Noite, que mantinha a mesma linha de matérias e dançarinas. Apresentado por Gugu Liberato, apresentava diversos quadros e matérias de entretenimento durante as tardes e início de noite dos domingos. Um destes quadros era o Gugu na Minha Casa, onde Gugu visitava um telespectador e o dava prêmios caso encontrasse certos objetos em algum cômodo da casa. Outro quadro era a Banheira do Gugu, onde os participantes tinham que dominar as assistentes de palco em uma banheira de espuma e coletar sabonetes. Havia também diversas gincanas que utilizavam a área externa dos estúdios do SBT para atividades mais amplas.

Caso PCC

Domingo Legal SBT

A carreira de Gugu Liberato e o Domingo Legal ficaram manchados para sempre após um escândalo obtendo uma falsa entrevista com integrantes da facção criminosa PCC em seu programa. No dia 7 de setembro de 2003, foi exibida uma entrevista com dois homens encapuzados falavam sobre as ações da facção em São Paulo em uma entrevista especial e exclusiva a Gugu Liberato. Com a descoberta da falsidade da entrevista, o SBT foi notificado judicialmente e o Domingo Legal saiu do ar por algumas semanas, sendo substituído por reprises de outros programas. A audiência do programa com Gugu em seu comando nunca mais foi a mesma, após retornar um mês depois.

Mudança de apresentador

Quadros do Domingo Legal

Em 2009, Gugu Liberato não renovou seu contrato com o SBT e foi contratado pela Rede Record de Televisão, que havia lhe prometido um programa similar. O Domingo Legal passou a ser comandado, então, pelo apresentador Celso Portiolli, que até então apresentava pequenos segmentos de auditório no SBT, mas havia tempo não tinha seu próprio programa. Para a mudança o Domingo Legal ganhou uma reformulação no cenário e nas matérias, mais humanizadas e com o foco em ajudar os telespectadores. O programa de mais audiência que Celso Portiolli obteve com o Domingo Legal foi o dedicado inteiramente à apresentadora Hebe Camargo, que faleceu em 2012.

Guerra dos domingos

Diversao Domingo Legal

Durante os anos 2000, o embate mais comum de audiência aos domingos era entre o Domingo Legal de Gugu e o Programa do Faustão, da Rede Globo. Em boa parte dos embates, Gugu vencia. Cada programa fazia o que podia para atrair mais audiência, chegando até a buscar quadros mais apelativos para vencer o oponente. O apresentador Fausto Silva só passou a vencer com mais frequência pós o escândalo da falsa entrevista com o PCC de Gugu, que minou a credibilidade do programa e derrubou sua audiência. Quando Gugu deixou o SBT, mudou também de horário e não concorreu mais com Faustão.

Apresentador Domingo Legal Domingo Legal 2013

GD Star Rating
loading...
Domingo Legal, Nota: 4.8 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados