Dólar Comercial

links patrocinados

Dólar Comercial

Dólar Comercial

O Dólar Comercial

O USD (United States Dollar), é a moeda official dos Estados Unidos e também, uma das moedas mais cobiçadas e observadas no mundo todo.

Bolsas de valores em volta do mundo todo se preocupam com as quedas e crescimento dessa moeda tão valorizada e considerada na hora de se planejar estrategicamente qualquer tipo de ação de cunho global.

Sua importância se dá por fatores históricos: ainda quando o ouro era a principal moeda, mundialmente falando, o dólar comercial foi instituído como um padrão que cada grama de ouro fosse medida através do seu valor em dólar. Neste ponto, os Estados Unidos já eram a maior potencial econômica mundial, o que deu força para que a moeda se popularizasse no mercado financeiro com ainda mais facilidade.

Vários países utilizam o dólar como sua moeda oficial. Nos casos de turismo, por exemplo, países do mundo inteiro consideram o dólar comercial como uma moeda padrão, que em princípio, deve ser aceita em qualquer lugar do globo.

O Dólar Comercial e a Economia Mundial

Valores do Dolar Comercial

No Brasil, o dólar teve sua principal participação durante os anos 80 e 90, que foi quando o plano real foi implementado no país como solução para estabilizar a super inflação que o país atravessava. Na época, o valor de um real era aproximadamente o equivalente a um dólar. Mas isso durou pouco, até que o câmbio fosse tratado de maneira diferente, deixando o dólar num patamar muito mais elevado do que o real.

No resto do mundo, cada país à sua maneira teve que se adaptar ao monopólio do dólar como moeda principal e moeda parâmetro para controlar economias que inclusive não tinham relações diretas com os Estados Unidos. Para alguns países isso foi o paraíso. Para outros, nem tanto.

Cotacao Dolar Turismo

Alguns países ainda sonham e lutam por conquistar o lugar mais alto do pódio quando o assunto é moeda. Já temos fortes concorrentes, um em especial. Mas ainda não se foi registrado nenhuma moeda que ultrapassasse o dólar comercial.

Valoriza, desvaloriza

As bolsas de valores disponibilizam para o mundo todo as movimentações de valorização e desvalorização do dólar.
Alguns economistas defendem a tese de que quanto mais desvalorizado o dólar comercial, os países que não utilizam essa moeda como principal, estão no lucro. Pois dessa maneira chega-se mais perto de um equilíbrio comercial entre os países.

Dolar Comercial pelo mundo

Para os que não vivem nos Estados Unidos, um dólar desvalorizado significa que o dinheiro investido naquele país já não tem mais tanto valor. Os acionistas são os primeiros a reclamar melhorias e valorização o quanto mais imediato, melhor.

A importância da moeda

Tanto o dólar comercial como as moedas que giram pelo mundo todo e contribuem com as economias, tem impacto no dinheiro das pessoas físicas.

Taxas de juros, lucros, ações… Todas essas modalidades são ligadas às cotações feitas de moedas como o dólar comercial. A exportação de produtos norte-americanos para o Brasil pode ser uma vantagem, quando se pensa em compra por parte dos brasileiros. Esse tipo de cenário causa o equilíbrio da economia mundial, que se um dia apresenta o que foi citado acima, e poucos dias depois, volta a reinar sob as outras moedas participantes do sistema financeiro mundial.

Dolar Americano Moeda Dolar

Pesquisar
Artigos Relacionados