Doenças de pele

Doenças de pele

Doenças de pele

As doenças de pele geralmente se manifestam com algum tipo de alteração no funcionamento correto, isso inclui: manchas de diferentes cores, principalmente vermelhidão na pele, coceiras, dor e sentimento de ardência, manchas ou dores que se espalham, inchaço, sensação de desconforto ao toque, surgimento ou aumento do número e tamanho de pintas, entre vários outros exemplos. Em todos os casos, recomenda-se a consulta com um médico, principalmente o dermatologista, para que ele possa avaliar que tipo de manifestação é essa.

Tipos de doença

- Alergia: ocorre pelo contato da pele com algum tipo de substância em algum produto que a pessoa usa (ou começa a usar) e há uma reação desconfortável na área. Nesse caso, é necessário cessar o uso do produto, tentando substituir por outro até que se ache o mais indicado. Como as fórmulas de produtos cosméticos são muito diferenciadas e com propriedades diferentes, é muito raro acontecer da pessoa não poder usar determinado cosmético não importando a marca ou o tipo (como é o caso dos desodorantes aerossóis, por exemplo, que causam alergia e irritação em muitas pessoas, que simplesmente passam a utilizar outras formas de desodorantes, como os em gel, roll on, etc.).

- Queimaduras: muito comum durante o verão, acontece principalmente com pessoas despreocupadas com o tratamento da pele. Para prevenir, é muito fácil: usar filtro solar com proteção superior ao fator de número vinte. Para quem possui peles mais claras ou fácil irritabilidade, recomenda-se no mínimo fator trinta. A queimadura causa um desconforto, principalmente na hora de dormir e nem mesmo cremes específicos resultam em um alivio duradouro. Além disso, é preciso respeitar as horas de exposição ao sol, que devem se resumir a antes das dez da manhã e depois das quatro da tarde.

- Câncer de pele: provavelmente o tipo mais sério de doença de pele, o câncer se manifesta pela produção e reprodução excessiva de células em uma área do corpo. No caso da pele, acaba se transformando em pigmentos (como pintas e manchas). Uma das maiores preocupações dos médicos é justamente o fato da doença só se manifestar fisicamente quando já está em estágio avançado, além de já ter possivelmente se espalhado para outras regiões do corpo (como órgãos, e até mesmo os ossos).

Tratamentos

A prevenção é o melhor remédio, o que inclui nesse caso: uso diário de protetor solar (aplicando a cada cinco horas ou quando há contato com a água – lavar as mãos, tomar banho, etc.), uso de cremes hidratantes (para que a pele fique hidratada e renovada). Além disso, é possível melhorar ainda mais a pele com tratamentos como o peeling (que deixa a pele renovada, visto que remove as células mortas ou mais velhas na região, principalmente do rosto).

Ingestão de água, pelo menos dois litros diariamente, também influencia diretamente na saúde da pele e na resistência dos tecidos. Outras ações incluem: lavar o rosto pelo menos três vezes ao dia, usar adstringente (limpar a pele com algodão, que é de forma mais profunda), lavar as mãos frequentemente (que estão em contato com o rosto), fazer uso de cremes de tratamento para acne, espinhas e afins.

Fotos

Confira Fotos das Doenças de pele:

Doenças de peleDoenças de pele
Manchas na peleManchas na pele
Cuide da sua peleCuide da sua pele

GD Star Rating
loading...
Doenças de pele, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados