Documentos necessários para licenciamento de veículos

links patrocinados

Documentos necessários para licenciamento de veículos

Documentos necessários para licenciamento de veículos

Para não correr o risco de ser multado, todos os anos você deve renovar o licenciamento do seu veículo. Trata-se da recolha dos tributos, multas e taxas registradas no nome do proprietário. Depois que o licenciamento é quitado é emitido o CRVL- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo. O valor do licenciamento é variável, de acordo com as regiões do país e tem um valor estipulado pelo Departamento de Trânsito estadual.

Documentos obrigatórios

Para fazer o licenciamento do seu veículo você vai precisar de alguns documentos que são obrigatoriamente exigidos. É um procedimento simples, mas que vai exigir que somente o titular o realize. No entanto fique atento as determinações o seu estado exige pois também podem variar de uma região para outra.

Para solicitar o licenciamento os documentos básicos são: carteira de identidade do proprietário, CRLV do licenciamento anterior, comprovantes de pagamento, do IPVA, do seguro, e das multas se houver e o número do Registro Nacional de Veículos- Renavam.

Para efetuar o licenciamento, o veículo não deve constar nenhum débito em aberto, como IPVA e DPVAT. Se houver valores em aberto do veículo que precisem ser pagos, encontre todas as informações que precisar na página do departamento de trânsito ou com a ajuda de um despachante, os bancos credenciados ao Detran também podem ajuda-lo.

Depois de quitar o licenciamento e os débitos, aguarde a entrega do CRLV atual que deverá chegar pelo Correios até você, ou para os que contratam um despachante o CRLV é encaminhado a ele primeiro.

Licenciamento de veículos

Sobre o licenciamento

Esteja atento para a data de vencimento do licenciamento do seu veículo, que é determinada conforme o estado de registro do veículo. E lembre- se que veículos sem licenciamentos em dia estão sujeitos a apreensão, e para o dono sujeita-se a perda de pontos na CNH, considerado infração grave além do pagamento de multa.

O licenciamento já pode ser feito também pela internet, porém ainda não está disponível em todo o país, mas alguns estados já podem contar com esse serviço disponibilizado pelo sistema do Detran.

Documentos para licenciamento

Na hora de fazer o licenciamento esteja atento a algumas causas podem impedir que você renove-o. Se houver acúmulo dos impostos IPVA em atraso que ultrapassem o valor do veículo, se houver mais de 15 multas federais, estaduais ou municipais ou se o proprietário não tem saldo disponível na sua conta é impedido o licenciamento.

Também se o número do Renavam não estiver cadastro no Detran, ou o quando o veículo tem placas com quatro números e 2 letras; ou se as multas que possuir tiverem emissão de cidades que não estejam integradas ao acordo do Detran.

Lembre-se se você mora em alguns dos estados que disponibiliza o licenciamento eletrônico, o pagamento é disponibilizado apenas das 9 horas da manhã até as 9 horas da noite. Procure manter o seu cadastramento atualizado no Detran, pois quando o CRLV é liberado, é entregue no endereço que está no seu cadastro. O licenciamento leva o período de até cinco dias para ser entregue

 CRVL- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo Documento de veículo

Documentos necessários para licenciamento de veículos

Confira um vídeo sobre licenciamento de veículos:

Pesquisar
Artigos Relacionados