Documentos necessários para fazer o licenciamento de veículos

links patrocinados

Se você já tem um automóvel ou se acaba de comprar um novo, você já deve saber que um dos requisitos necessários para que este rode nas cidades e estradas do país é o licenciamento, ele funciona como uma autorização para que o veículo, seja ele novo ou usado, rode em todo o território nacional, este deve ser feito anualmente.

Poucas pessoas sabem, mas além de permitir que o veículo rode de maneira legal em estradas e cidades do país, o licenciamento do veículo também deveria atestar se o veículo em questão apresenta condições para desempenhar suas funções, seja na cidade ou na estrada, requisitos relativos a segurança, como também se este segue as regras em relação a ruídos e poluentes.

Mas na prática não é bem isso que acontece quando um veículo é licenciado, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos é fornecido para as pessoas sem que haja a necessidade de que seja realizada uma vistoria bem detalhada no veículo antes disso.

Documentos necessários para licenciamento de veículos

As taxas praticadas quando o assunto é o licenciamento de veículos servem para que as custas da emissão de documentação necessária para que o veículo rode sejam cobertas, como não existe uma tabela de preços de licenciamentos, cada estado pode praticar um preço para essa taxa.

A importância do licenciamento

É de extrema importância ressaltar que os condutores de veículos devem sempre rodar com o licenciamento em mãos, o porte deste se faz obrigatório, mesmo que você seja apenas o motorista do veículo em questão, é importante lembrar também que para licenciar um veículo é necessário o pagamento de multas existentes bem como da taxa de IPVA.

Documentos necessários para licenciamento

Se você deseja saber qual o prazo que você tem para licenciar seu veículo, o Detran tem uma tabela, basta que você se atente ao final da sua placa, com isso você saberá em qual período deverá realizar o licenciamento do seu veículo.

Documentos para licenciar o veículo

Os documentos necessários para que você efetue seu licenciamento são o licenciamento do ano anterior, comprovante do pagamento do IPVA do ano vigente bem como do ano anterior, comprovante de pagamento do seguro obrigatório do ano vigente, comprovante de pagamento de multas, caso o veículo as tenha, e o recolhimento da taxa de licenciamento.

Documentos necessários licenciamento de veículos

Vale lembrar que se você deseja fazer o licenciamento antecipado do seu veículo, você pode, basta que você se dirija a uma rede bancária autorizada a fazer esse recebimento, lá basta que você informe qual o número do código Renavam do veículo o qual deseja financiar e realizar o pagamento da taxa de licenciamento, lembrando que o novo documento será enviado diretamente para a residência do proprietário do veículo, mediante ao pagamento da taxa do envio pelo correio, que é feito via Sedex.

Caso você ainda tenha alguma dúvida a respeito do licenciamento de veículos, bem como postos e agências bancárias autorizados a fazer o recebimento de licenciamento, seja este do ano vigente ou antecipado, você pode entrar em contato com o Detran de seu estado e tirar dúvidas bem como obter maiores detalhes de como fazer o licenciamento de veículos.

licenciamento de veículos

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados