Doces típicos de festa junina

links patrocinados

Doces típicos de festa junina

A festa junina é uma época de muita comemoração, quadrilha, música caipira e, claro, doces que não podem faltar. Confira uma lista com alguns dos doces típicos de festa junina que fazem sucesso de norte a sul do Brasil.

Não pode faltar paçoca e pé de moleque

Um dos doces típicos de festa junina que praticamente representa toda a comemoração do mês de junho é a paçoca de amendoim. A sobremesa é bastante apreciada na ocasião, mas tem lugar na mesma do brasileiro durante todo o restante do ano também, sendo feito basicamente a base de amendoim, farinha de mandioca e açúcar. É ainda mais tradicional no estado de São Paulo e em regiões de Goiás.

Doces típicos de festa junina Conheça os Doces típicos de festa junina

Mas o que também não pode faltar é o clássico pé de moleque, que se destaca pela sua dureza característica. Como um dos mais famosos doces típicos de festa junina, a receita do mesmo leva o amendoim e a rapadura (que também não pode faltar na mesa junina). Em alguns locais do território nacional e até mesmo no exterior possui outros nomes, como quebra queixo, quebra dentes ou chikki.

Alguns Doces típicos de festa junina

Doces típicos de festa junina: da tradicional à moderna cocada

Também na lista que traz os doces típicos de festa junina está a famosa e saborosa cocada. Original de Angola, se tornou uma fantástica comida da culinária brasileira graças as diversas versões que podem ser encontradas atualmente em todas as regiões do país que possuem a tradição do doce.

Em alguns locais, além das clássicas receitas de cocadas de coco branco e de coco queimado, doces típicos de festa junina, também podemos encontrar receitas criativas com leite condensado e chocolate ou até mesmo com outras frutas, como abacaxi, maracujá, cacau ou banana.

Festa junina

Receitas com milho verde

Não dá para negar que o milho verde é usado na produção de alguns famosos doces típicos de festa junina. Entre eles está o bolo de milho, a canjica e o super tradicional cural de milho com canela em cima. Sendo típico também do Brasil, esse último quitute leva ainda ingredientes como o açúcar e a manteiga para formar aquela consistência que a maioria adora. A pamonha também não pode ficar de fora dessa, possuindo ainda a sua versão salgada.

Doces típicos de festa junina - saiba mais

Doces típicos de festa junina: os principais bolos da comemoração

Quermesse que é quermesse de verdade também não deixa a desejar em relação a diversidade de bolos, que são receitas de doces típicos de festa junina. Os mais comuns nessa farra são os tradicionais bolos de fubá, de milho verde, de cenoura com cobertura de chocolate, o bolo formigueiro e o mesclado, mas outras variações também são bastante comuns hoje em dia.

A massa sempre deve ser fofinha e suculenta, como uma tradicional receita de avó ou de mãe. Além disso, quando o bolo tiver recheio e/ou cobertura, a mesma precisa estar bastante generosa para chamar ainda mais atenção. Sendo um dos doces típicos de festa junina, parece estar também entre os preferidos das crianças.

Pesquisar
Artigos Relacionados