Direitos do Idoso

Direitos do Idoso

Direitos do Idoso

Saiba os Direitos do Idoso

Os idosos representam uma grande fatia da população, têm poder aquisitivo e expectativas de vida cada vez mais altas, devido aos avanços da tecnologia. A geração de idosos vivida hoje é a que atingiu mais anos em todos os tempos. Mas infelizmente, os idosos ainda são discriminados, mau tratados, vistos como sem serventia ou inválidos. Para se ter ideia, a popularmente chamada melhor ou terceira idade é considerada a de indivíduos que tenham acima de 60 anos.

Um dos assuntos que também preocupa a sociedade civil e os órgãos de segurança é a violência contra o idoso. Pois por sua fragilidade física e solidão são presas de assaltos, roubos e os tão praticados golpes, como o do bilhete premiado.

Portanto, somente no Brasil, temos grandes destaques de idosos. É difícil pensar, mas nossa presidente Dilma Housseff, é idosa, uma jovem senhora, que é avó. A lista segue, com Chico Buarque, Sílvio Santos, a saudosa Hebe e tantas outras personalidades que deixaram ou ainda fazem história, seja na política nas ciências ou nas artes. São pessoas produtivas, com vitalidade e capacidade de execução de tarefas que muitos jovens não executariam, sem contar no potencial intelectual, somado a bagagem que a vida lhes concedeu ao longo dos anos.

Cuidados com os Idoso

Todos chegaremos lá um dia, se nada nos abreviar o caminho. E o que importa é chegar nesta idade com qualidade de vida, se não melhor do que a vivida nos tempos áureos da grande produtividade, grande parte capitalista.
Para que isso aconteça e importante destacar que o idoso tem seus direitos como qualquer cidadão. O do lazer, o acesso à cultura e ao entretenimento, o social, aos tratamentos de saúde de qualidade, a alimentação saudável, o respeito entre tantos outros. Mas, com campanhas e conscientização a população, apesar de a passos lentos, vem percebendo a importância da figura do idoso na sociedade.

IBGE

Direitos Idoso

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelou no ano 2000, 8,6% da população total brasileira é idosa. Isso representa 14,5 milhões de pessoas, uma fatia significativa da população. Apesar da grandeza do número a atenção a esta faixa etária não é suficiente como deveria ser e os direitos do idoso são esquecidos ou ignorados por muitos.

Idosos têm direitos

O Estatuto do Idoso, que pode ser consultado no site, especifica claramente quais são seus direitos. E apesar de o documento ser público, os idosos ainda sofrem preconceito. Como são uma classe especial da população, os cuidados devem ser redobrados e os impostos deveria ser melhor direcionados e utilizados em prol deles. O governo e entidades dos setores público e privado, e ainda as que compõem o sistema S estão voltando olhares para programas planejados para os senhores e senhoras brasileiros.

Direitos dos idosos além do papel

Estatuto do Idoso

No estatuto consta que a cada idoso vale uma aposentadoria digna, assim como sua moradia, condições de uma vida saudável, e demais cuidados com a saúde, assim como vacinas antigripais e contra pneumonia. Cabe à sociedade e ao estado monitorar e gerenciar os projetos e programas para assegurar se os direitos dos idosos estão somente no papel ou no dia a dia do cidadão que tenha mais de 60 anos. Pois se sabe que estes são pais e avós de todo o restante da população, e não demora, a próxima geração da terceira idade será a sua, do seu filho…
Portanto, o respeito não somente ao idoso, mas aos seus direitos são de suma importância, pois ao respeitá-los estará agindo em benefício de si próprio e de uma sociedade mais justa e equilibrada.

Idoso e seus direitos Direitos dos mais idosos

GD Star Rating
loading...
Direitos do Idoso, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados