Diferenças entre resumo e resenha

links patrocinados

Diferenças entre resumo e resenha

Escrever não é apenas um hábito, mas também uma necessidade, em diversas situações. Em concursos públicos, vestibulares e trabalhos (tanto acadêmicos quanto para a escola) é preciso saber escrever. Um bom texto pode abrir novos caminhos para quem o escreveu. Se você escrever um bom texto para um concurso, por exemplo, poderá conquistar a tão almejada vaga de emprego. No caso do vestibular, a mesma coisa, sendo que você entrar na universidade graças a um texto bem escrito. Existem diversos tipos e estilos de texto, e é necessário conhecer alguns deles para poder escrever o que foi exigido. Saber as principias diferenças entre os textos é imprescindível, por isso, saiba quais as diferenças entre resumo e resenha.

Textos de resenha e resumo

O resumo e a resenha estão entre os textos mais pedidos em faculdades, universidades e eventos acadêmicos. Por este motivo, é muito importante saber a diferença entre eles.

Diferenças entre resumo e resenha Resumo e resenha

Isso porque o examinador pede para que você faça uma resenha, mas, por não saber a diferença, acaba escrevendo um resumo no lugar. Isso fará com que você perca pontos e, até mesmo, não conquiste seus objetivos. Existem algumas diferenças entre resumo e resenha que você deverá levar em consideração na hora de elaborar um texto. Confira as dicas e escreva um texto bem feito e coerente ao que foi pedido. Se você seguir os passos, poderá fazer um ótimo texto e conseguir uma boa nota, a fim de alcançar seu objetivo.

Principais diferenças entre resumo e resenha

Principais diferenças entre resumo e resenha

Para saber as diferenças, é necessário conceituar cada um dos tipos de texto. O resumo é uma maneira sintética de apresentar o que foi dito no texto lido. Para fazer um resumo, você deve levantar as principais ideias do texto, fazendo uma apresentação seletiva. Destaque o que o autor escreveu de mais importante em sua obra e suas ideias principais. A resenha, por sua vez, requer uma análise mais aprofundada da obra em questão. Na resenha, o escritor deve ser muito mais analítico do que no resumo, apresentando dados e críticas. Existe a resenha-resumo e também a resenha-crítica, sendo que esta é a mais utilizada e a mais complexa.

Diferencie resumo e resenha

Diferencie resenha de resumo para escrever bem

A construção de um resumo também é diferente de uma resenha. A estrutura do resumo consiste em uma pequena introdução sobre o tema, os objetivos da síntese, o desenvolvimento da obra e uma conclusão referente ao texto que foi lido. A resenha, no entanto, requer muito mais elementos em sua estrutura, além de ser, também, mais complexa. Na estrutura de uma resenha, você deve contextualizar a obra e o seu autor, apresentar os fatos e temas abordados no texto (em uma espécie de resumo), trazer elementos novos ao texto (que tenham referência com o que foi proposto) e fazer a sua análise crítica sobre o assunto abordado.

Dicas para escrever

Leia para escrever bem

Saber a parte técnica para poder escrever cada um dos textos é muito importante, para poder escrever bem, é preciso de muita leitura. A leitura irá melhorar não apenas a sua escrita, a gramática e fazer você aprender novas palavras para inserir em seu texto, como também lhe mostrará novos horizontes sobre um determinado assunto e fará com que você possa ter argumentos que justifiquem uma ideia. Leia para que você possa argumentar se maneira concreta e defenda as ideias principais que colocou em seu texto. Esta é uma ótima dica para que você possa se sair bem em um texto, mostrando conhecimentos sobre os assuntos que foram propostos.

Pesquisar
Artigos Relacionados