Diferenças entre poema e poesia

links patrocinados

Diferenças entre poema e poesia

A literatura está repleta de ótimos e incríveis textos, que são capazes de prender a atenção do leitor e levá-lo para mundo desconhecidos, assim como fazê-lo refletir sobre os mais diversos assuntos. Existem gêneros textuais para agradar a vários tipos de leitor, desde aqueles que gostam dos textos enxutos até aqueles que preferem os mais rebuscados e complexos. Entre estes textos estão o poema e a poesia, que são verdadeiras paixões para os amantes da literatura. A poesia e o poema são capazes de fazer com que o leitor reflita sobre os temas, chore de emoção e até se deixe levar por um amor escondido nas linhas.

A magia do poema e da poesia

Diferenças entre poema e poesia Poesia

Poesia e poema,são capazes de despertar as mais diversas sensações no leitor. E também o escritor é movido por diversos sentimentos quando escreve este tipo de texto. Os poemas e poesias podem transmitir histórias de amores platônicos, aqueles que nunca darão certo ou, ainda, serem uma homenagem para a pessoa amada. Também existem poesias e poemas de cunho político e social, que fazem um verdadeiro manifesto com relação a diversos problemas. Tudo isso com a classe que somente estes estilos podem oferecer ao leitor. O que poucas pessoas conseguem é distingui-los. Você sabe? Conheça as principais diferenças entre poema e poesia.

Poesia

Principais diferenças entre poema e poesia

Apenas de serem muito semelhantes, existem diferenças entre poema e poesia, que devem ser levados em consideração. O poema era um acompanhamento das músicas na antiguidade, sendo que, mais tarde, veio a se tornar algo separado e mais específico. Ele possui rima e ritmo próprio, e é dividido em três gêneros na literatura, que são: dramático, épico e lírico. O poema, portanto, consiste em uma obra da literatura que é elaborada com estrofes e também versos. Ele deve ser encaro pelo leito como um todo, tendo como característica a concretude. Em muitos casos, a linguagem usada nos poemas está relacionada com a arte, a beleza e também a música.

Poema e Poesia

Reconheça as diferenças entre poema e poesia

A poesia, por sua vez, está inserida no poema, e conta com características próprias e uma linguagem humanizada dos assuntos tratados, assim como elementos estéticos. Isso quer dizer que a poesia costuma fazer um retrato daquilo que está no imaginário, sendo muito importante que o autor/escritor seja criativo em suas obras. Desta maneira, a poesia conta com itens imaginários e fictícios, sendo uma arte única e sem igual. O autor da poesia não deve exagerar na utilização de uma linguagem culta em suas obras. Com isso, o escritor faz uso de várias figuras de linguagem em suas poesias.

Saiba qual é a Diferenças entre poema e poesia

Autores de poemas

Muitos escritores dedicam e dedicaram suas vidas para escreverem poemas que marcassem seus nomes e não deixassem que eles fossem esquecidos. Muitos deles são lembrados por suas incríveis obras, que são exigidas em concursos e também povoam o imaginário daqueles que as leem. Entre os principais e mais famosos autores de poemas, é possível citar Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Calos Drummond de Andrade, Mário Quintana, Clarice Lispector e Casimiro de Abreu. Conheça as obras desses e de muitos outros escritores de poemas e comece a viajar por este mundo mágico e encantado que é a literatura. Ela irá lhe ajudar em muitos aspectos, até mesmo conversar e escrever melhor.

Pesquisar
Artigos Relacionados