Diferenças entre o voto branco e o voto nulo

links patrocinados

Diferenças entre o voto branco e o voto nulo

Quem ainda tem dúvidas não deve deixar de conferir quais são as sutis Diferenças entre o voto branco e o voto nulo para não errar nas respostas sobre as próximas eleições.

Sobre os tipos de votos das eleições

Diferenças entre o voto branco e o voto nulo Confira a Diferenças entre o voto branco e o voto nulo

Muitas pessoas disseminam a ideia de que quando a pessoa vota nulo ou branco, por exemplo, o seu voto acaba indo para quem está ganhando em sua determinada zona eleitoral. Na verdade, esse tipo de votação não vai para nenhum candidato, sendo que as diferenças entre o voto branco e o voto nulo são extremamente fáceis de serem entendidas.

Conheça as Diferenças entre o voto branco e o voto nulo

Diferenças entre o voto branco e o voto nulo: sobre o voto branco

Uma das Diferenças entre o voto branco e o voto nulo é que o primeiro é aquele em que aparece na urna a posição na qual a pessoa deve escolher seu candidato e ele aperta a tecla branca e logo após confirma sua escolha. De acordo com o Glossário Eleitoral do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, esse tipo de voto caracteriza que o cidadão não encontrou ninguém que gostaria de colocar naquela posição política.

Diferente do que as pessoas imaginam, esse voto não vai para nenhum tipo de candidato e não tem nenhuma significação nas eleições a não ser na contagem final de quantos votos em branco foram dados, depois das apurações. Entre as Diferenças entre o voto branco e o voto nulo está ainda que antigamente, o primeiro era contato dentro do quociente eleitoral, mas depois de uma lei da década de 90, isso veio a mudar.

Voto branco e o voto nulo

O que é o quociente eleitoral e o que ele determina

Uma das diferenças entre o voto branco e o voto nulo é o fato de o primeiro tipo já ter sido considerado dentro do quociente eleitoral das eleições, mas o que isso significa? Esse quociente é uma conta matemática realizada para determinar quantas pessoas de cada partido vão ocupar as cadeiras remanescentes como deputados federais, estaduais ou senadores, por exemplo.

Também chamado de voto por legenda, basicamente funciona assim: quanto mais votos um determinado partido receber, mais pessoas ele vai poder colocar nas cadeiras que faltam completar no poder. Dessa forma, o voto nulo nunca foi considerado dentro dessa conta como o branco foi, estando entre as Diferenças entre o voto branco e o voto nulo.

Saiba as Diferenças entre o voto branco e o voto nulo

Diferenças entre o voto branco e o voto nulo: como funciona a anulação do voto

Outra das Diferenças entre o voto branco e o voto nulo é que o nulo não representa um botão em específico, mas a colocação de um número pelo candidato que seja inválido para a urna eletrônica, ou seja, que não representa nenhum candidato.

Apesar das sutis Diferenças entre o voto branco e o voto nulo, ambos não representam nada nas eleições. Outro mito disseminado é que votando nulo há a possibilidade de anular as eleições, mas como esse voto não tem validade, prevalece a decisão da maioria que teve um candidato.

Pesquisar
Artigos Relacionados