Diferenças entre o Desodorante Antitranspirante e Antiperspirante

Diferenças entre o Desodorante Antitranspirante e Antiperspirante

Diferenças entre o Desodorante Antitranspirante e Antiperspirante

Viver em um país tropical pode trazer alguns problemas. Se você precisa andar no sol ou pegar ônibus, provavelmente já passou por alguma situação constrangedora com o suor, especialmente o das axilas. Além da aparência – a popular “pizza” das axilas, o suor também pode ser bem embaraçoso devido ao mau cheiro, proveniente do contato entre o suor e as bactérias naturais das axilas.

Felizmente, o mercado de cosméticos investe pesado para desenvolver maneiras de evitar este problema, ou ao menos minimizá-los. Estamos falando dos desodorantes e antitranspirantes, essenciais no calor. Mas qual a diferença entre eles?

Desodorantes

O desodorante não impede a produção de suor. O produto atua nas bactérias daquela região, fazendo com que o odor do suor seja reduzido. Desodorantes são os produtos mais comuns nas prateleiras dos supermercados. Desodorantes resolvem o problema do odor, mas não da aparência. Esta é uma tarefa para os antitranspirantes.

Antitranspirantes ou antiperspirantes

A Internet pode trazer muitas informações erradas e “achismos” sobre a suposta diferença entre antitranspirantes e antiperspirantes. Segundo a Anvisa, os dois são a mesma coisa. A diferença, portanto, é entre estes e os desodorantes.

Os antitranspirantes atuam na redução do suor. Geralmente eles também são desodorantes, ou seja, possuem perfumes para melhorar o odor corporal. A redução do odor se dá através de compostos de alumínio, que atuam nas glândulas sudoríparas e reduzem a perda de suor.

Um boato muito difundido na Internet diz que os antitranspirantes são responsáveis pelo câncer de mama. Esta informação foi descartada por laudos da Anvisa, portanto, estes produtos não causam riscos à saúde.

Como escolher o produto ideal

Todos os organismos funcionam de maneira diferente. Portanto, você precisa conhecer seu corpo para decidir qual produto utilizar. Se você sua pouco, um desodorante pode ser o suficiente para passar o dia sem problemas. Entretanto, se você sua bastante, ou precisa se sujeitar ao calor durante muitas horas, é recomendável a utilização de um antitranspirante. Existem diversos tipos de desodorantes e antitranspirantes, como spray, creme, roll-on e aerosol. A sensibilidade da pele é o principal fator para que você saiba qual é o mais adequado para você.

GD Star Rating
loading...
Diferenças entre o Desodorante Antitranspirante e Antiperspirante, Nota: 3.3 de 5 com 6 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados