Diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

links patrocinados

Diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

O Marketing de forma genérica é o setor responsável dentro de uma empresa por estabelecer e manter relações com os consumidores e futuros clientes de uma empresa. Sendo assim, o profissional de Marketing, de forma simplória e resumida deve seguir alguns passos para então “descobrir” o caminho certo da comunicação com o público-alvo da empresa em questão. O primeiro passo é averiguar quais são as características do público-alvo desta empresa, para isso, o profissional deve elaborar pesquisas mercadológicas e também de satisfação. O segundo passo é o planejamento, este deve elaborar como será toda a caminhada da empresa e quais são as decisões que devem ser tomadas para que haja a satisfação do consumidor.

Diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira – saiba mais

O terceiro passo é a elaboração da forma de comunicação com os consumidores, ou seja, como a empresa manterá contato com seus clientes, esta terceira etapa se chama Marketing de Relacionamento.

Diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira Marketing Multinível

Assim como em todas as etapas do processo mercadológico de uma empresa, dentro do Marketing de Relacionamento existem diversos setores criados para que a relação entre empresa e consumidor seja estreitada, entre estes, um dos mais famosos é o Marketing Multinível, onde, resumidamente, o cliente que indicar consumidores que irão adquirir os produtos e serviços da empresa sai ganhando. Esse tipo de estratégia mercadológica é muito comum em faculdades, onde, se você indicar um amigo para estudar na instituição, você recebe, hipoteticamente, 10% de desconto, se indica 2, 20% e assim sucessivamente.

Pirâmide financeira

Pirâmide Financeira

O esquema de Pirâmides Financeiras surgiu a cerca de cem anos, quando um estadunidense criou uma pirâmide para vender selos de correio. Esse tipo de esquema não é sustentável e apresentará quebra em todas as vertentes mercadológicas. O funcionamento de uma Pirâmide Financeira é claro, um pequeno grupo de pessoas, ou até mesmo, uma única pessoa, está no topo da pirâmide, está cria ferramentas capazes de persuadir pessoas a pagarem uma mensalidade fixa, está mensalidade irá pra o topo da pirâmide. Essa pessoa que pagou a mensalidade pode agora, convidar “amigos” para participar do esquema, fazendo isso, ela receberá parte da mensalidade das pessoas que ela conseguir, repassando a maioria do valor para o topo da pirâmide. Esse processo se repete infinitas vezes, criando as “camadas” da pirâmide.
Normalmente, as Pirâmides Financeiras apresentam textos, discursos em vídeos e declarações de pessoas que participam do esquema, para que assim, seja mais fácil enganar os assinantes do esquema.

Descubra qual a Diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide Financeira

A diferença entre o Marketing Multinível e a Pirâmide Financeira é clara e estrondosa: um dá certo e o outro não. Enquanto o Marketing Multinível é utilizado para beneficiar os clientes da loja e também para agitar as vendas da empresa, a Pirâmide Financeira é uma fraude, onde pessoas gananciosas se aproveitam da ignorância ou ingenuidade de outras pessoas para ganhar dinheiro.

Conheça a Diferenças entre Marketing Multinível e pirâmide financeira

Promessas Enganosas das Pirâmides Financeiras

Cuidado! Por vezes os cabeças das Pirâmides Financeiras afirmam que esta se trata de um Marketing Multinível, utilizando este termo para enganar as pessoas. Estes costumam ligar outros conceitos de Marketing aos textos institucionais das páginas das Pirâmides, para assim, enganarem os leigos no assunto. Portanto, tome cuidado e se informe muito bem antes de firmar contratos que prometa grandes remunerações financeiras.

Pesquisar
Artigos Relacionados