Diferenças entre Introversão e Timidez

links patrocinados

Diferenças entre Introversão e Timidez

Muitas pessoas acabam confundindo os conceitos de introversão e timidez, onde cada um deles significa algo diferente do outro. Entenda melhor a diferença entre esses dois sentimentos, que apesar de diferentes, possuem pontos em comum.

O que é timidez?

O retraimento, o acanhamento e a timidez são sinais de desconforto em situações de interação social e que se sentem inibidas. Esse tipo de sensação pode interferir nas relações como um todo e no contato pessoal, inclusive no trabalho. Pessoas com esse tipo de sentimento tornam mais difíceis a realização dos objetivos profissionais e também pessoais.

Diferenças entre Introversão e Timidez Confira as Diferenças entre Introversão e Timidez

Em geral, pessoas tímidas têm uma preocupação excessiva com o próximo. Questões sobre “o que ela deve estar pensando”, “qual o real significado do que ela disse?”, “será que estou realmente agradando?” e “o que será que ela está pensando de mim” são levantadas a todos os instantes.

Além disso, pessoas tímidas costumam sentirem-se piores na interação com pessoas que não conhecem bem. Muitas vezes, a timidez pode acontecer dentro de casa com a família, afastando-o de uma possível maior interação ou conversa.

Conheça as Diferenças entre Introversão e Timidez

Confira mais

Tímidos não conseguem expressar os pensamentos e os sentimentos da forma correta e costumam não falar a metade do que realmente pensam. Em geral, pessoas tímidas acabam guardando para si os reais sentimentos, fazendo com que ninguém saiba o que está se passando na cabeça delas. Assim, o contato com outras pessoas acaba sendo superficial, confundindo quem lida com ele. Isso porque muitas vezes eles são até taxados de pessoas frias e arrogantes, justamente pela distância e o afastamento que elas mesmas criam pela dificuldade em interagir com o próximo.

Mesmo assim, apesar de haver prejuízos do contato social, a timidez não é considerada um tipo de doença psicológica, muito menos um transtorno mental. Em suma, ser tímido não é ruim, já que sair dizendo e gritando aos quatro ventos o que sente e o que pensa não é uma ação adequada e correta da sociedade. O ideal é manter sempre o equilíbrio.

Saiba as Diferenças entre Introversão e Timidez

O que é introversão?

Apesar de ser bem próxima da timidez, a introversão torna o indivíduo acanhado, com sérias dificuldades de se expressar e extrema vergonha. O foco deste problema está nas manifestações negativas e nas possíveis críticas recebidas. Em geral, pessoas introvertidas sentem que estar em grupo não é um momento relaxante, tornando o contato social muito desgastante.

Pessoas introvertidas se fecham em si mesmas e tornam isso uma característica pessoal.

 Introversão X Timidez

Introversão X Timidez

Nem sempre quem é tímido é retraído. E é justamente por isso que pessoas tímidas são consideradas extrovertidas em diversos momentos do cotidiano. O grande problema de ser introvertido ou de ser tímido é não conseguir expressar-se adequadamente, seja quanto o que sente ou seja quanto ao que pensa, comprometendo severamente dessa maneira o contato social. Para este tipo de situação, recomenda-se um tratamento para que esta característica para mudança é fundamental. Algumas técnicas de sessões de coaching, hipnose e de neuro-linguística podem ser bem eficazes quando se trata de timidez em graus pequenos.

Pesquisar
Artigos Relacionados