Diferenças entre gripe e resfriado

links patrocinados

Diferenças entre gripe e resfriado

Com a chegada do inverno as pessoas ficaram mais atentas a qualquer sintoma de gripe ou resfriado, que ao contrário do que se pensa são doenças distintas. Ambos são causados por vírus e poderão deixar o doente um pouco debilitado, porém quando se está com gripe as consequências – caso o doente não se cuide poderão ser fatais.

O que é o resfriado?

O resfriado é causado por vários tipos de vírus e ao contrario do que se pensa não é o estágio inicial para a gripe, mas sim uma doença distinta. O resfriado é causado pelos vírus: Parainfluenza, Rinovírus, Adenovírus, Vírus Sincicial, Coronavírus, ou semelhantes e poderá deixar a pessoa debilitada atacando os olhos, nariz e terá duração de até uns quatro dias.

Diferenças entre gripe e resfriado Gripe ou resfriado

Os resfriados são espalhados por contato e em alguns casos a pessoa poderá confundi-los com uma rinite alérgica mais forte, porque raramente os resfriados dão febre ou dores musculares. Outros sintomas do resfriado são: Tosse seca, dor de garganta e em caso de piora poderão iniciar uma crise de sinusite ou otite. O quadro de um resfriado é aberto devido a uma piora gradual iniciada no segundo dia da doença, em geral os resfriados duram entre 3 a 7 dias, mas em alguns casos poderão persistir por duas semanas.

O que é gripe

O que é gripe?

A gripe é uma doença mais perigosa do que o resfriado porque se descuidada poderá levar o doente ao óbito. As principais complicações da gripe são casos de pneumonia e otite, porém se haver uma piora no quadro do paciente estes problemas poderão ser fatais. A gripe é transmitida por contato e é causada pelo vírus influenza, este que possui algumas variações como o da Gripe H1N1. O paciente saberá que está com gripe por causa dos sintomas porque estes se diferem bastante dos sintomas de resfriado. Inicialmente haverá uma piora súbita, o que no caso do resfriado é gradual, a gripe para crianças deverá ser observada porque para os pequenos a febre atinge mais do que 40 graus e poderá haver convulsão. Já para adultos a febre irá estar em torno de 38 graus, mas é bastante comum. A tosse forte, dores pelo corpo e secreção pelo nariz e olhos. Outros sintomas da gripe são a fraqueza que poderá persistir por dias, espirros, dores de garganta e a duração da gripe é de 2 a 5 dias, apesar de que sintomas como a tosse e o cansaço causados pela doença poderão durar por semanas.

O que é resfriado

Diferenças entre a gripe e o resfriado

Em alguns sites você encontrará tabelas que facilitam a comparação entre estas doenças, mas em geral o que as difere de forma drástica seria que o resfriado apesar de incomodo é mais brando e no caso da gripe poderá levar a morte.

Excplicação sobre gripe e resfriado

Confira a entrevista no site do Dr. Drauzio Varela

Esta figura bastante conhecida entrevistou o doutor João Silva de Mendonça sobre as diferenças entre as gripes e resfriados para que os leitores saibam mais sobre estas duas doenças que poderão vir a ter, caso você queira saber mais sobre as semelhanças e diferenças poderá consultar o site do doutor Drauzio para maiores esclarecimentos.

Pesquisar
Artigos Relacionados