Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade

links patrocinados

Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade

Confira as curiosas Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade.

Sobre o ensino superior e o título da instituição

O ensino superior está sendo cada vez mais valorizado, sendo que é comprovado que no Brasil, quem possui o terceiro grau ganha cerca de 220% a mais do que quem não tem. A hora de escolher a instituição onde estudar, entretanto, as pessoas devem ficar atentas quanto ao nome desta, já que existem diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade.

Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade Diferenças entre faculdade, centro universitário

Vale ficar atento também que nem todo lugar que oferece cursos de ensino superior e começa com Uni é uma universidade, podendo este ser somente um nome fantasia. As diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade podem parecer simples, mas podem ser cruciais na hora de escolher em qual delas entrar.

Conheça as Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade

Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade: como é a faculdade

Comumente, as pessoas costumam chamar qualquer curso do ensino superior de faculdade, mas nem todos os centros de ensino são faculdades. Uma das principais diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade é que a primeira instituição citada é considerada menor que as outras duas, atuando em uma área menos abrangente e com menos oferta de cursos.

Ao contrário também das explicações abaixo, a faculdade precisa obrigatoriamente pedir autorização do MEC para abrir uma graduação, ou seja, não tem liberdade de criação em seu ensino. Outra das diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade é que o nível de exigência de conhecimento dos professores é menor, devendo ter, no mínimo, a pós-graduação lato sensu.

Diferenças entre faculdade

Mas o que é então o centro universitário?

Já entre as diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade, uma das primeiras características que diferem a faculdade do centro é que este último possui autonomia para criar seus próprios cursos. Também são instituições de ensino que possuem vários tipos de cursos ministrados em suas dependências, caracterizando a pluridisciplinalidade.

Assim, eles precisam seguir alguns quesitos obrigatórios, que é manter pelo menos um terço de seu corpo de professores com o título de mestre ou doutor e também no mínimo um quinto dos professores se dedicando àquele centro universitário de forma exclusiva. Essas são as principais diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade.

Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade - saiba mais

Diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade: o que é a Universidade

Em relação às diferenças entre faculdade, centro universitário e universidade, esta última se destaca por dar oportunidade aos estudantes que querem se inserir em atividades de pesquisa e de iniciação científica, sendo este um dos principais pontos que as diferem das outras instituições. Além disso, as melhores escolas de ensino superior do país são universidades, como a USP (Universidade de São Paulo), UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) e UNESP (Universidade Estadual Paulista).

Além disso, uma das obrigações por lei que as universidades devem seguir é ter um terço de seus professores com mestrado ou doutorado (como nos centros universitários) e pelo menos um terço do corpo docente atuando em tempo integral à instituição (maior que a exigência dos centros). As universidades ainda precisam oferecer pelo menos 4 tipos de diferentes pós-graduações.

Pesquisar
Artigos Relacionados