Dieta Dukan: como funciona

links patrocinados

Dieta Dukan: como funciona

O que é a dieta Dukan

A dieta Dukan foi criada por um médico nutricionista francês: Pierre Dukan. Ao escrever um livro sobre emagrecimento intitulado “Não consigo emagrecer”, ele explica em diversos passos, como perder peso com qualidade de vida, sem fazer sacrifícios absurdos e baseado sempre na boa alimentação e na prática de exercícios físicos.

A dieta Dukan funciona em quatro fases, explicadas de forma bem detalhada em seu livro: ataque, cruzeiro, consolidação e estabilização. Cada fase possui uma gama de alimentos permitidos e representa um passo a mais para perder a quantidade de peso desejada.

As duas primeiras fases da Dieta Dukan

Dieta Dukan: como funciona Dieta Dukan

As duas primeiras fases da dieta Dukan, ataque e cruzeiro, são as fases em que a pessoa mais vai ter que se controlar na hora de comer. Na primeira fase, que dura uma semana, é possível emagrecer até cinco quilos. Porém só é permitido comer alimentos proteicos, como carnes magras, peixes, peito de peru defumado, ovos cozidos, entre outros. Além disso, é necessário comer todos os dias uma quantidade de farelo de aveia, geralmente uma colher e meia.

Na segunda fase, a fase de cruzeiro, além dos alimentos ricos em proteínas, é permitido comer alguns legumes e verduras, mas ainda é proibido o consumo de alimentos ricos em carboidratos e doces. É importante frisar que o consumo destes legumes e verduras só pode ser feito cozido em água e sal ou cru. Frutas também são proibidas nesta fase. Pode-se perder até 1,5 quilos nesta fase.

Confira a Dieta Dukan: como funciona

Como funciona a dieta Dukan : as duas fases finais

A fase da consolidação da dieta Dukan funciona da seguinte forma: além dos alimentos já permitidos, é possível consumir alguns alimentos ricos em carboidratos e, também, pães integrais, duas frutas ao dia e queijo. É importante seguir à risca as quantidades permitidas por dia e por semana para que a perda de peso aconteça conforme o planejado. São permitidas duas refeições completas por semana (que incluem alimentos ricos em carboidratos). Esta fase deve durar dez dias para cada quilo que a pessoa queira perder.

A última fase da dieta Dukan é a fase da manutenção do peso. É permitido comer qualquer coisa, desde que a alimentação seja balanceada. Para que você não volte ao peso inicial, o único doce que poderá comer é o pudim de ovos com leite desnatado ou gelatina light.

Dieta Dukan: saiba como funciona

A dieta Dukan funciona mesmo

A dieta Dukan funciona se a pessoa tiver comprometimento para seguir tudo conforme o planejado. Assim, se a pessoa consegue comer apenas o que é indicado na dieta nas respectivas fases, o resultado será alcançado conforme o prazo estipulado pela dieta.

A quarta fase, a fase da manutenção, dura o resto da vida e a pessoa, mesmo possuindo liberdade para comer o que quiser, deve ter uma alimentação consciente. Isso porque se ela relaxar, certamente irá ganhar todo o peso que perdeu novamente. Além de tudo, é importante consumir para sempre o farelo de aveia todos os dias. Ele é um alimento que faz com que sua fome diminua.

Dieta Dukan: como funciona - saiba mais

Além da dieta

A dieta Dukan envolve a prática de exercícios físicos regularmente. Durante todas as fases é obrigatória a realização de caminhadas diárias, cerca de 20 a 30 minutos por dia. Da quarta fase em diante, quanto mais exercícios a pessoa fizer, mais peso ela perde, ou seja, se você pode fazer outra atividade complementar à caminhada, faça, pois isso, além de fazer você perder peso, vai te dar mais qualidade de vida.

Pesquisar
Artigos Relacionados