Dieta alcalina: como fazer

links patrocinados

Dieta alcalina: como fazer

O que é a dieta alcalina

A dieta alcalina ficou famosa por ser a forma utilizada por muitos famosos para emagrecer. E não são apenas as mulheres que aderem esta dieta: homens com Robbie Williams usou a dieta alcalina e se manteve em forma.
A dieta consiste no consumo de alimentos que possuam função alcalina no organismo humano. A alcalinidade dos alimentos é medida por meio de seu ph. Um ph alcalino é um ph maior do que sete. Um ph menor que sete é considerado ácido. O consumo de alimentos com ph ácido pode fazer com que o organismo acumule mais toxinas e retenha mais líquidos. Assim o corpo fica inchado e a pessoa ganha peso. Evitar o consumo de alimentos de ph ácido pode fazer com que o corpo desinche e perca peso.

Como fazer a dieta alcalina

Dieta alcalina: como fazer Dieta alcalina

Não há uma regularidade ou uma quantidade de vezes em que se deve comer cada alimento. O importante ao fazer a dieta alcalina é consumir a menor quantidade possível de alimentos de ph ácido, ou seja, carnes vermelhas, laticínios e produtos processados e industrializados.

Ou seja, basicamente a dieta alcalina é uma dieta vegetariana, mas mesmo assim, é preciso saber o que está comendo. Por exemplo, frutas e verduras não devem conter agrotóxicos e não devem ser transgênicas. Caso contrário, poderão conter substâncias prejudiciais à dieta e a saúde.

Dieta alcalina: saiba mais

Fazer a dieta alcalina é totalmente seguro?

A dieta é polêmica, pois provoca uma discussão a respeito dos nutrientes perdidos com a diminuição do consumo de alimentos de ph ácido, como as carnes. Mesmo assim, outros nutricionistas dizem que é possível fazer a dieta, mas não se deve parar completamente o consumo de carnes e laticínios. Assim, o corpo elimina as toxinas, mas mantém outros nutrientes que só são encontrados nas carnes vermelhas.

O mais importante é estar sempre acompanhado de um médico. Durante a dieta, é necessário que sua alimentação seja balanceada e o médico acompanhe por meio de exames periódicos. Caso apresente algum problema relacionado à falta de algum nutriente importante, pare imediatamente a dieta alcalina e retome uma alimentação normal.

Conheça a Dieta alcalina: como fazer

O que fazer para complementar a dieta alcalina

O consumo de peixes de água gelada, como salmão e atum pode trazer algumas proteínas para o organismo. As proteínas ficam escassas no organismo por conta da diminuição do consumo de carne vermelha.

Outra opção é tomar suplementos vitamínicos para suprir a falta de alguns nutrientes que não estão presentes em alimentos com ph alcalinos. O ideal é se alimentar de forma balanceada e organizada, para que o corpo não sinta falta de nada. Mas na hora de emagrecer, vale o esforço.

Dieta alcalina: como fazer - saiba mais

Emagrecer é mais do que parar de comer

Outra dica dada por especialistas é a constante prática de exercícios físicos. Isso ajuda o corpo a manter o peso perdido, além de fortalecer músculos e deixar tudo no lugar, afinal, não adianta perder peso e ter o corpo todo mole.
Se você pretende emagrecer por meio da dieta alcalina, faça do jeito certo e completo: organize sua vida alimentar, coma de três em três horas, combine alimentos para potencializar o efeito nutritivo e aproveite todos os benefícios de ter uma vida mais saudável.

Pesquisar
Artigos Relacionados