Diesel e Biodiesel: diferenças

links patrocinados

Diesel e Biodiesel: diferenças

Na hora de escolher o melhor combustível há muitos quesitos para se pensar, o meio ambiente, a rentabilidade, duração e o preço. Hoje o mercado oferece duas opções de combustível o biodiesel e o diesel. E para não ficar em dúvida e entender as semelhanças e distinções confira todas as informações sobre as diferenças do Diesel e Biodiesel.

Biodiesel vantagens e desvantagens que o diferem do diesel

O biodiesel é muito comum para se utilizar em veículos grandes como o caminhão ou veículos pequenos.

Diesel e Biodiesel: diferenças Diferença nos combustíveis

Em sua composição, o biodiesel é feito a partir de óleos das plantas e até dos animais diferente do diesel que é extraído do petróleo. Entre as plantas utilizadas para fazer o biocombustível está a palmeira tropical, o girassol, a soja e a colza, que são os maiores preservadores de energia.
As maiores vantagens e benefícios apresentados pelos biodiesel são os favores a natureza, já que ele é totalmente sustentável, preservando qualquer recurso que não seja renovável e ainda contribui com menores danos ao efeito estufa. No entanto o biodiesel apresenta pontos negativos como a acidificação da natureza e ainda a eutrofização.
Além disso, cientificamente ainda não foram comprovados melhorias na camada de ozônio provenientes desse favor, ou ainda da fumaça.
Dessa forma ainda surgem muitos dúvidas em torno do tema, quanto a sua beneficência seus males.
A criação do biodiesel foi feita para apresentar alternativas mais sustentáveis para o consumo e ainda combustíveis mais limpos no diesel e gasolina.

Diesel e Biodiesel

Diesel pontos positivos e negativos trazem sua distinção do biodiesel

Já o diesel é o combustível utilizado na maior parte dos postos de todo o mundo, no Brasil esse cálculo representa 95%, ou seja mais que a maioria dos veículos do pais são movidos a diesel. Esse combustível que é feito a partir do petróleo, é extraído de óleo bruto. Para se obter o diesel que é utilizado no motor dos carros, o petróleo é colocado a temperaturas que vão de duzentos graus Celsius a trezentos e cinquenta graus Celsius para chegar ao diesel líquido que você encontra nos postos de todo o país.

Como é fabricado o diesel

Como é fabricado o diesel

Para que se obtenha o diesel, o petróleo bruto é perfurado na terra e depois em uma refinaria é que ele submete-se ao calor para que todas as diversas substâncias sejam separadas quando ele entrar em ebulição. Destilado na pressão e em temperaturas altas, reações químicas são provocadas e ele se torna gasóleo ou gasolina. Para chegar ao ponto de consumi lo, ele recebe misturas de aditivos que melhoram sua qualidade.

Diesel

Componentes do petróleo

O petróleo na sua forma bruta conta com vários componentes- hidrocarboneto- C4H10, C3H8, C2H6 e CH4, estes são utilizados para a fabricação de solvente e tinta.
Além disso, entre as principais diferenças do diesel para o biodiesel, está a economia que ele proporciona e quando a capacidade do motor traz maior torque nas velocidades menores.
Afinal essa discussão vai longe, enquanto isso cabe a você avaliar qual o combustível mais acessível e mais benéfico para seu veículo e também para sua cidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados