Diesel e biodiesel: diferenças

links patrocinados

Diesel e biodiesel: diferenças

A necessidade de produzir combustíveis renováveis

A utilização de combustíveis vem aumentando ano após ano desde a Revolução Industrial. Este aumento é causado pelo aumento do tamanho da frota de carros, caminhões e outros tipos de máquinas que necessitam destes combustíveis para funcionar. A questão é que a maioria destes veículos utiliza combustíveis fósseis não renováveis e isso é um grave problema.

Hoje em dia já existem alternativas renováveis e mais ecológicas para a questão dos combustíveis. Tratam-se: dos biocombustíveis, produzidos a partir de plantas e combinados com outros componentes. Além de serem renováveis, eles poluem menos. Vamos mostrar as diferenças do biodiesel e do diesel.

Características do diesel

Diesel e biodiesel: diferenças Diesel e biodiesel

Diesel é um combustível fóssil obtido por meio da manipulação do petróleo submetido a altíssimas temperaturas. Outros componentes são adicionados à mistura para melhorar a qualidade do combustível para que ele possa ser vendido no mercado e utilizado em caminhões, carros de grande porte e maquinário agrícola.

Além de não provir de uma fonte renovável de energia, o diesel polui muito o meio ambiente, sendo um dos principais responsáveis pelo aumento no Efeito Estufa por meio da liberação de grandes quantidades de Dióxido de Carbono na atmosfera. Isso fez com que os cientistas pensassem em uma alternativa mais “verde” para o diesel. Deram-lhe o nome de biodiesel.

Diesel

Características do biodiesel

O biodiesel é um combustível com características parecidas com o diesel, porém é obtido de plantas ou animais (óleo vegetal no caso das plantas e gordura ou sebo no caso dos animais). A produção do biodiesel pode ser feita em larga escala em grandes fazendas ou áreas rurais. Além de ser uma fonte renovável, o biodiesel é muito menos poluente se levarmos em conta apenas o seu consumo.

Há muitas polêmicas em relação à produção do biodiesel. A primeira é em relação ao fato de que a produção do biodiesel tira espaço nas lavouras para a produção de alimentos. Isso poderia provocar uma falta de alimentos no mercado e o consequente aumento nos preços. Outra polêmica envolve a poluição gerada pela produção do biodiesel. Mesmo que não seja poluente no consumo, as máquinas envolvidas na produção poluem e isso acabaria anulando a vantagem do biodiesel na questão poluição.

Biodiesel

Principais diferenças entre diesel e biodiesel

Sendo assim, as principais diferenças do biodiesel e o diesel são: diferença da emissão de gases poluentes, sendo que o biodiesel é muito menos poluente; a fonte do biodiesel é renovável, enquanto a do diesel não, o que gera uma economia de petróleo e prolongamento das reservas deste mineral. Outras diferenças em relação ao desempenho dos veículos movidos a diesel e biodiesel também são evidentes, mas são variáveis, pois dependem das condições de tais veículos.

Diesel e biodiesel: diferenças - saiba mais

As diferenças do biodiesel e do diesel fazem efeito?

No fim das contas, as diferenças entre diesel e biodiesel são evidentes, mas por conta das desvantagens de se produzir o biodiesel, é possível dizer que a disputa para saber qual é o melhor não possui um vencedor concreto. O diesel polui mais e vem do petróleo, mas ao mesmo tempo, não desgasta tanto o motor.

Já o biodiesel vem de fontes renováveis e não polui tanto, mas implica numa grande cadeia de produção que pode afetar até a produção de comida. O mais provável é que outros combustíveis surjam para trazer mais sustentabilidade ao ramo energético no planeta.

Pesquisar
Artigos Relacionados