Dicas para substituir o sal nas refeições

links patrocinados

Dicas para substituir o sal nas refeições

O uso excessivo do sal pode ser prejudicial à saúde, porém também não devemos tirá-lo totalmente do seu cardápio, pois o sal também traz alguns benefícios à nossa saúde. Pensando nisso, o Tudo em Foco, vai dar algumas dicas de como reduzir o consumo de sal diário e apresentar alguns malefícios que o uso excessivo do condimento afeta em nossa saúde.

Os malefícios do consumo excessivo do sal

O que muitos pensam é que uma refeição sem sal, fica sem gosto até mesmo sem graça.

Dicas para substituir o sal nas refeições Benefícios e malefícios do sal para a saúde

Sendo que é até muito utilizada a expressão “sem sal” para se referir a algo sem graça alguma, no entanto o uso excessivo do condimento é muito prejudicial à nossa saúde, o sódio no sal faz com que o seu uso excessivo retenha os líquidos de nosso organismo, aumente a nossa pressão arterial levando a um quadro de hipertensão arterial e a vários problemas relacionados ao coração. Por isso, é de suma importância as pessoas que já são portadoras de doenças cardiovasculares reduzir o consumo de sódio, pois a hipertensão pode levar a problemas mais sério como AVC, infarto, problemas renais, problemas de circulação, sem contar com os problemas de obstruções cerebrais e arteriais.

Como substituir o uso do sal nas refeições

Como substituir o uso do sal em nossas refeições

O uso recomendado de sódio por dia é de 2 gramas, sendo que o sal em média a cada 6 gramas do condimento contêm 2,4 gramas de sódio. E com certeza muitas pessoas consomem mais do que 6 gramas de sal por dia, uma dica para reduzir esse consumo é substituí-lo por outros temperos e condimentos com um teor de sódio reduzido como, tomilho, alecrim, orégano, sálvia, manjericão, louro, hortelã e folhas de mostarda. Fazendo essa substituição do sal por esses condimentos e ervas naturais, você irá reduzir a sua quantidade de sódio ingerida e ainda assim comer uma comida com um bom sabor, sem prejudicar a sua saúde. Contudo, devemos lembrar que o sal não deve ser totalmente substituído de suas refeições, o consumo moderado do sal traz vários benefícios à nossa saúde.

Os benefícios do sal para a saúde

Os benefícios do sal para nossa saúde

O sal não é o vilão da história, o seu uso moderado traz benefícios à nossa saúde. O consumo moderado do sal favorece a transmissão dos impulsos nervosos, regula no fluxo de líquidos dentro do organismo, entre outros benefícios. Por isso, é muito importante só reduzir o consumo do sal nas refeições e não parar totalmente com o consumo de sal.

Outros produtos com nível de sódio elevado

Outros produtos e condimentos que também tem um nível elevado de sódio

Por mais que o sal contenha uma boa quantidade de sódio, existem outros alimentos que passam despercebidos que contém mais sódio que o próprio sal, sendo assim temos que saber tudo o que consumimos para daí sim começar a mudar o nosso tipo de regime. Produtos como macarrão instantâneo, lasanhas congeladas, alimentos em conserva, enlatados, caldo de galinha, ketchup, shoyu e outros tipo de condimentos, possuem uma boa quantidade de sódio e também devem ser considerados e substituídos para reduzir o uso do sódio.

Pesquisar
Artigos Relacionados