Dicas para preparar uma palestra

links patrocinados

Dicas para preparar uma palestra

Se você irá ministrar uma palestra em algum lugar, seja escola, empresa, instituição ou qualquer outro local, deve tomar alguns cuidados antes, durante e depois da apresentação.

Sobre Dicas para preparar uma palestra

Dicas para preparar uma palestra Palestras

Daremos algumas dicas para preparar uma palestra e também como proceder durante a apresentação a fim de evitar constrangimentos.
Acima de tudo, você deve conhecer a fundo sobre o assunto que transmitirá em sua palestra. Estude muito antes de preparar a palestra e também procure obter informações sobre o público alvo. Você irá precisar de concentração para tudo e tem que evitar erros.

Como preparar uma palestra

Dicas pra preparar os equipamentos

Você precisa preparar e planejar muito bem toda a palestra. Isso inclui equipamentos como computadores, controles remotos cabos, equipamentos de multimídia projetores, enfim, todo e qualquer tipo de equipamento que você irá utilizar para tornar a palestra mais dinâmica deve ser verificado, testado e estar pronto para uso. Lembre-se de ter algumas peças de reserva para suprir eventuais imprevistos.
Se pretende exibir algum vídeo, página ou qualquer tipo de arquivo que necessite de internet para ser acessado, habitue-se a baixa-los no computador. Você nunca sabe se terá conexão no local da apresentação.
Você sabe utilizar os equipamentos? Manusear o Power Point, configurar o projetor, modificar características dos softwares para maximizar a visualização dos mesmos? Se não sabe, procure aprender, pelo menos, comandos básicos destes recursos. Afinal, pedir ajuda aos espectadores não transmite segurança e confiança, não é?

Como apresentar uma palestra

Planejamento da palestra

Duas coisas que podem arruinar ou coroar sua palestra: o tempo de apresentação e a forma como você expõem as informações. No planejamento e na preparação de sua palestra, você certamente irá programar o tempo certo para passar todas as informações no tempo permitido pela organização do local. Porém, você pode ser pego de surpresa e seu tempo ser reduzido. Por isso, tenha sempre em mente que isso pode acontecer e saiba como ‘enxugar’ sua apresentação se necessário.
A forma como você transmite as informações também é crucial. Ler slides é tarefa para preguiçosos e sem criatividade, além de cansar os espectadores. Faça dinâmicas, convide a plateia para participar da palestra. Alterne seu tom de voz e fuja um pouco dos slides. Você irá ganhar a simpatia do público e sua palestra será lembrada por muito tempo.

Planejamento da Palestra

Imprevistos

Quando você prepara uma palestra, precisa levar em conta que imprevistos podem acontecer. Falta de equipamentos, problemas de última hora, quedas de energia, mau tempo no caminho até o local, enfim, qualquer coisa que possa prejudicar o andamento da palestra é um imprevisto. Porém, para um bom palestrante, nada é imprevisto. Você deve contar sempre com o inesperado.
Saia antes de casa, leve peças reservas, notas com os assuntos dos slides, cartões de visita, enfim, são diversas opções para evitar o vexame e o despreparo numa palestra.
Aproveite nossas dicas para preparar uma palestra e não se complique! Torne-se conhecido em seu ramo e seja sempre como um exemplo a ser seguido. Não apenas transmita as informações, mas aja de acordo com o que você passa aos espectadores. Seu sucesso estará garantido!

Pesquisar
Artigos Relacionados