Dicas para escrever um texto dissertativo

links patrocinados

Dicas para escrever um texto dissertativo

Elaborar um texto para alguns pode ser uma tarefa automática, para aqueles que costumam escrever todos os dias e a leitura faz parte da sua rotina. No entanto nem sempre é assim, alguns não tem muito contato com esse mundo da escrita e em algumas vezes, como nos concursos por exemplo são pegos com a dificuldade em diferenciar e mesmo escrever textos narrativos, dissertativos entre outros. Se a sua dúvida é com as dissertações, veja algumas dicas para escrever um texto dissertativo.

Texto dissertativo: conteúdo

Para desenvolver um texto dissertativo a primeira coisa a se prestar atenção é a pessoa em que ele será escrito.

Dicas para escrever um texto dissertativo Como escrever um texto dissertativo

Os textos dissertativos, jamais tem a presença da primeira pessoa no plural, nada pessoal deve ser incluído e nenhum fato particular seu deve estar no texto.
O texto deve ser basicamente de argumentação, exposição ou os dois juntos, e as ideias centrais do seu texto precisam estar bastante fundamentadas.
O seu texto não deve estar com muitas argumentações vazias, sem exemplos, evidências ou justificativas. Pelo contrário é disso que o texto dissertativo precisa, estar recheado de informações que comprovem a ideia defendida.
Tome cuidado ao utilizar algumas expressões que podem ser vazias se não estiverem bem contextualizadas, como felicidade, liberdade, justiça, democracia, errado e certo. Você deve evitar expressões como o rico, pobre, triste, péssimo, incrível, mau, bom e belo, isso porque essas palavras não trazem informações e são subjetivas.

Texto dissertativo

Texto dissertativo: Dicas na montagem

Outra dica é quanto as frases ‘clichê’, não as utilize de preferência, assim como gírias e palavras coloquiais devem ser evitadas. Também não utilize palavras em outros idiomas que correspondem com palavras no português, como por exemplo, chips, laser, punk, dark, status ou hippie.
Sempre verifique se o vocabulário escolhido está suprindo com informação e fundamentação. Não repita as ideias, não construa um texto confuso, sem sentido, e esteja atento a ver se os parágrafos se completam.
Lembre-se se fizer questionamento no decorrer do texto, lembre-se de respondê-los.
O texto dissertativo, é aquele que comporta dados de pesquisas, fatos importantes da história, conhecimento geográfico, etc.
E para uma base, se o texto pedir vinte e trinta linhas, você pode dividi-lo em parágrafos de três e seis linhas, claro que com flexibilidade.

Desenvolver um texto dissertativo

Dicas para o desenvolvimento do texto dissertativo

Para começar você precisa interpretar com cuidado sobre o tema que deve dissertar, pois se fugir do tema pode até tirar toda a sua nota da redação.
Segundo passo é selecionar as ideias, e para isso faça as perguntas a si mesmo;
Depois você deverá fazer um rascunho, e a prioridade agora é o conteúdo;

Pausa na redação

Pausa

De uma pausa na redação e desvie sua atenção do texto por alguns instantes isso é importante para determinar falhas que passaram despercebidas.
Depois é a horar de revisar e corrigir o que for necessário.
E então é hora de passar a limpo sua redação.
E por último e que não pode ser esquecido, está o título.

Pesquisar
Artigos Relacionados