Dicas de turismo no Rio Grande do Sul

links patrocinados

Dicas de turismo no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil. Suas fronteiras são delimitadas por Santa Catarina, Oceano Atlântico, Uruguai e Argentina. Antes da chegada dos colonizadores portugueses, o Rio Grande do Sul era ocupado por índios de diversas tribos, como caaguaras e charruas. O início da colonização do estado foi marcado por disputas entre jesuítas e bandeirantes. Jesuítas vindos da Espanha foram expulsos da região em 1680. Sete anos depois, estes jesuítas criaram os Sete Povos das Missões, conjunto de aldeamentos indígenas controlados pelos jesuítas. Até hoje, muitas estruturas dos Sete Povos das Missões podem ser encontradas no estado.

Além destas construções do período colonial, o Rio Grande do Sul também oferece muitas outras atrações para seus visitantes. O estado possui belos balneários, regiões serranas de extrema beleza e muito mais. Conheça, abaixo, algumas dicas de turismo no Rio Grande do Sul.

Características do turismo no Rio Grande do Sul

Conheça as Dicas de turismo no Rio Grande do Sul Confira as Dicas de turismo no Rio Grande do Sul

Uma característica famosa do estado é o orgulho que seus habitantes têm de ser gaúchos. Mesmo quem não é do estado, mas passa longos períodos por lá, acaba incorporando hábitos como o chimarrão, o churrasco e a simpatia por Internacional ou Grêmio. Graças à sua posição geográfica, o Rio Grande do Sul tem laços fortes com Uruguai e Argentina.

Conhecido por seu inverno rigoroso, o Rio Grande do Sul costuma atrair muitos turistas neste período, tendo uma temporada completamente diferente daquela que vemos no norte e nordeste. As cidades de Gramado e Canela, localizadas na Serra Gaúcha, são os principais pontos de convergência dos turistas que vão ao estado.

Rio Grande do Sul

O Vale dos Vinhedos

O Rio Grande do Sul é o lugar ideal para quem é apaixonado por vinhos. O Vale dos Vinhedos, localizado na Serra Gaúcha, é a única região do país onde os vinhos possuem sele de denominação de origem e indicação de procedência. Algumas cidades de destaque do Vale dos Vinhedos são Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Os grandes parreirais da região fornecem uma belíssima paisagem para os turistas.

Saiba mais Dicas de turismo no Rio Grande do Sul

Turismo no interior do Rio Grande do Sul

Além do Vale dos Vinhedos, o Rio Grande do Sul possui também muitas outras atrações em seu interior. Um dos grandes destaques é a cidade de Cambará do Sul, que possui os parques nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra. Esta é uma região ideal para quem gosta de turismo próximo à natureza, com trilhas e pequenas escaladas.

Esta região se caracteriza pelos belos cânions, como o do Itaimbezinho e da Fortaleza. A região recebe turistas durante ano todo, mas as paisagens são mais nítidas durante o inverno.

Algumas Dicas de turismo no Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Mesmo a capital do estado, Porto Alegre, possui belas atrações para quem vem de fora. A cidade oferece uma linha de ônibus exclusiva para o turismo, passando pelos principais pontos turísticos da capital. Porto Alegre é uma cidade extremamente cultural, com diversos espetáculos artísticos e musicais durante o ano todo, além de feiras, convenções e muito mais.

Pesquisar
Artigos Relacionados