Dicas de turismo em Curitiba

links patrocinados

Dicas de turismo em Curitiba

Curitiba é a capital e maior cidade do estado do Paraná, além de ser a mais populosa da região sul do país, com pouco mais de 1,7 milhão de habitantes. Nos últimos anos, Curitiba vem se firmando como a cidade mais rica da região, ocupando a quarta posição em todo o Brasil. Fundada em 1693, a capital paranense e nacionalmente conhecida pela qualidade de sua infraestrutura, com um transporte público eficiente e um planejamento urbano que faz com que, diferente de outras metrópoles, a cidade consiga crescer de maneira relativamente ordenada.

Graças a um projeto urbano bem elaborado, Curitiba consegue ser uma cidade altamente cosmopolita, sem perder de vista as atrações naturais e culturais. Por isso, a cidade costuma atrair muitos turistas todos os anos, especialmente brasileiros de outras regiões. Confira abaixo algumas de nossas dicas de turismo em Curitiba.

Pontos turísticos de Curitiba

Dicas de turismo em Curitiba Curitiba

Além de diversos bosques e praças, Curitiba também possui uma rede de serviços bastante eficiente. Por isso, é possível encontrar excelentes bares e restaurantes em diversas regiões da cidade. Se você chegar a Curitiba de ônibus, o primeiro ponto de parada recomendado é o Mercado Municipal, que fica a poucos metros da estação rodoferroviária. Criado em 1958, o mercado é o centro de compras mais tradicional da cidade. Nele é possível encontrar vinhos, queijos e bebidas das mais variadas origens, além de peixes, carnes exóticas e ervas.

Um dos grandes diferenciais curitibanos é que muitos prédios funcionais também possuem um caráter turístico. É o caso do belíssimo Teatro Guaíra, também no centro da cidade, e do Teatro Paiol, criado originalmente como um paiol de pólvora e completamente restaurado em 1970, quando se tornou um teatro.

Turismo em Curitiba

Parques e bosques

Os bosques e parques de Curitiba são uma atração à parte. Um pouco afastado do Centro está o Parque Barigüi, com mais de um milhão de metros quadrados. Este é o parque mais fequentado de Curitiba, onde é possível encontrar, além de uma linda paisagem, alguns animais silvestres, como garças, preás, gambás e muitos pássaros de pequeno porte.

Na região sudeste de Curitiba está o Parque Iguaçu, que abriga o zoológico da cidade. Este é o maior parque urbano do país, com mais de 550 mil metros quadrados de área e cerca de mil animais.

Dicas de Turismo

Passeio Público

Quem vai a Curitiba não deve deixar de conhecer o Passeio Público, criado em 1886. Localizado no centro da cidade, o Passeio Público recebeu o primeiro zoológico de Curitiba e, até hoje, abriga diversos animais de pequeno porte.

Onde ir em Curitiba

Dicas para novatos

Se você pretende visitar Curitiba pela primeira vez, é altamente recomendável a utilização da Linha Turismo. Os ônibus têm ponto inicial na Praça Tiradentes, e estão disponíveis de terça a domingo, das 9h às 17h30. É possível pegar a linha turismo a cada trinta minutos. A viagem dura mais de duas horas, período no qual o ônibus circula pelas principais atrações urbanas de Curitiba. A parte superior do ônibus é aberta, permitindo uma viagem ao ar livre.

Pesquisar
Artigos Relacionados