Dicas de turismo em Aruba
Descoberto pelos espanhóis em 1499, o território de Aruba foi vendido aos holandeses em 1636. Até hoje, Aruba é um território autônomo da Holanda. Com uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, Aruba é um das regiões mais curiosas do planeta. A maior parte de sua população é composta por mestiços de europeus e indígenas do Caribe. O idioma é extremamente curioso: a ilha tem como línguas oficiais o neerlandês (holandês) e o papiamento, um idioma derivado do português, que chegou à ilha graças a escravos oriundos do Nordeste brasileiro. Por isso, os brasileiros não têm dificuldades com a comunicação básica no local, que utiliza expressões como “Bon tardi”, “Bon Nochi” e “Por fabor”.
Localização e características de Aruba
Aruba está localizada a apenas 30 quilômetros da costa da Venezuela, sendo o destino mais acessível do Caribe para quem sai da América do Sul. Por viver principalmente do turismo, Aruba é conhecida pela hospitalidade de seus habitantes, além de uma incrível e agitada vida noturna. O local consegue agradar a todos os gostos. Quem prefere um ambiente agitado terá à disposição centenas de casas noturnas e cassinos. Se a intenção for o sossego, o local possui praias paradisíacas, com água cristalina e clima quente durante quase todo o ano. As chuvas são raríssimas em Aruba. No local, costuma-se dizer que o sol aparece 360 dias por ano. Confira a seguir algumas dicas de turismo em Aruba.
Pontos turísticos em Aruba
Em linhas gerais, toda a ilha de Aruba é um grande ponto turístico. Oranjestad, a capital, tem uma população de apenas 26 mil habitantes. O local possui todas as marcas características dos países caribenhos, com uma arquitetura extremamente colorida. A cidade também possui diversos moinhos de vento, o que permite identificar, logo de cara, a influência holandesa.
Graças à sua experiência com o turismo, Aruba é um local muito bem sinalizado, com placas nos idiomas locais e em inglês. Em Oranjestad, os visitantes podem encontrar uma infinidade de belos hotéis e restaurantes, com a mais variada faixa de preços. Aruba também é um ótimo local para o turismo de compras, pois sua zona portuária é isenta de impostos. Ainda em Oranjestad é possível conhecer o Forte Zoutman, edificação holandesa construída em 1796.
Esportes aquáticos
A maior parte do território de Aruba possui belas praias de fácil acesso. Nelas, os turistas podem praticar uma série de esportes aquáticos, como mergulho, canoagem, snorkeling e windsurfe. Durante o dia, também são recomendáveis os passeios de jipe pelas praias.
Como chegar a Aruba
Para chegara Aruba, os brasileiros precisam fazer conexões. A Gol oferece voos que partem de Brasília, com escala em Curaçao, ou de Guarulhos, fazendo escala na capital da Venezuela, Caracas. A Avianca tem voos que também partem de Guarulhos, mas fazem conexão em Bogotá, na Colômbia.
Em Aruba, é muito comum que os turistas aluguem carros, o que permite o acesso a algumas regiões mais distantes. Para quem vai ficar em resorts, uma ótima opção são as excursões.