Dicas de segurança para quem mora sozinho

links patrocinados

Dicas de segurança para quem mora sozinho

Por necessidade ou pela procura pela independência, muitas pessoas moram sozinhas em suas casas ou apartamentos. Para não correr riscos com acidentes ou ações de criminosos, confira algumas dicas de segurança para quem mora sozinho.

Dicas de segurança para quem mora sozinho – Vizinhos

Dicas de segurança para quem mora sozinho Dicas de segurança

Se você optar por morar sozinho, certamente sua residência ficará sem ninguém durante algum tempo do dia, por exemplo, quando você estiver estudando, trabalhando ou praticando outras atividades.

Uma dica essencial de segurança para quem mora sozinho é saber quem são os vizinhos mais próximos e conhecer alguém de confiança que poderá lhe avisar caso note algo estranho em sua casa ou apartamento.

Entre as dicas de segurança para quem mora sozinho também está a de não deixar ninguém perceber que você tenha uma rotina. Evite comentar com as pessoas e vizinhos sobre as horas que você não está em casa, isso abre brechas para os criminosos saberem quando sua residência está mais vulnerável.

Travas e alarmes

Travas e alarmes

Ainda sobre as dicas de segurança para quem mora sozinho, nunca se esqueça de verificar se todas as janelas e portas que dão para a área externa da residência estão devidamente trancadas antes de sair. Use travas de qualidade e que te deixarão tranquilo quando não estiver em casa.

Alarmes e cercas elétricas também são dicas de segurança para quem mora sozinho importantes para deixar a casa segura. Enquanto a cerca elétrica ameniza as chances de alguém com má índole invadir a sua residência, os alarmes acusam se um bandido ou criminoso conseguir realizar esse feito.

Alarmes para quem mora sozinho

Dicas de segurança para quem mora sozinho – Acidentes

Todos estamos sujeitos a sofrer acidentes domésticos. Quem não divide sua casa ou apartamento corre o perigo de não ter ninguém para ajudar no momento do acidente. Certifique-se de tomar precauções para que isso não venha a acontecer.
Não faça atividades que possam oferecer riscos, como tentar limpar coisas no alto com a escada ou janelas. Uma dica de segurança para quem mora sozinho é sempre pedir a ajuda de um amigo ou vizinho na hora de fazer tarefas difíceis e depois retribuir o favor.

Para os idosos que moram sozinhos, os cuidados devem ser redobrados. Espalhe acessórios de segurança pela casa, como superfícies antiderrapantes para o banho e alças de auxílio. Evite móveis pequenos como mesinhas de centros e tapetes que escorreguem.

Além de tomar todas as medidas de prevenção possíveis para não acontecer algum acidente doméstico, deixe sempre o número dos vizinhos de confiança e amigos que moram próximo na lista de discagem rápida do celular ou telefone, eles poderão ajudar caso algo aconteça.

Cuidados com sua casa

Cuidados com pessoas estranhas

Algumas pessoas preferem optar por contratar uma empregada para realizar as tarefas domésticas. Uma dica de segurança para quem mora sozinho é nunca deixar a casa enquanto a emprega estiver arrumando e nunca ficar desatento as atividades da profissional.

Outra dica de segurança para quem mora sozinho importante é nunca abrir a porta para estranhos. Quem mora em prédios ou condomínios não deve liberar a entrada de estranhos no local. Se a pessoa habitar o prédio, ela terá a chave e se for uma convidada, algum morador deve recebê-la.

Pesquisar
Artigos Relacionados