Dicas de redação para o vestibular

links patrocinados

Dicas de redação para o vestibular

As dicas de redação para o vestibular são ótimas para quem pretende se sair bem e conseguir uma boa nota nessa forma de avaliação bastante rigorosa em todos os vestibulares e também no Enem.

As dicas de redação para o vestibular servem para que todos os candidatos em vestibulares estejam realmente preparados para conseguir fazer uma redação clara, direta e com coerência. Por isso, entre as dicas de redação para o vestibular podemos destacar que o candidato deve tomar muito cuidado com a ortografia das palavras que ele escreve.

Certa vez, em uma redação de vestibular, o tema era ‘o laser nos dias atuais’. Alguns candidatos confundiram a palavra laser com a palavra lazer. Esses ficaram com zero na hora da correção. Esse tipo de pegadinha, que utiliza parônimo e homônimo no tema, é muito comum.

Entre as dicas de redação para o vestibular podemos destacar algumas coisas básicas para quem está escrevendo na hora da prova. Entre essas características básicas de conhecimento para quem escreve destacamos concordância verbal e concordância nominal.

Dicas de redação para o vestibular e formato de texto

Dicas de redação para o vestibular Confira as Dicas de redação para o vestibular

As dicas de redação para o vestibular também tornam claro que o melhor formato de redação para vestibular e para o Enem é a dissertação. Nesse formato, você deverá apresentar seus pontos de vista e defendê-los através da argumentação.

Porém, existem alguns detalhes que são fundamentais no formato de texto de uma dissertação, e que você deve estar atento. A dissertação deve permanecer sempre em terceira pessoa. Por isso, são proibidas expressões do tipo ‘eu acho’, ‘eu penso’ ou eu acredito que’.

Na dissertação, o formato ideal é a utilização de 5 parágrafos. O primeiro é destinado para a apresentação do tema. Nele você vai deixar claro qual assunto o texto vai tratar.

No segundo, terceiro e quarto, você traçará de forma lógica, cronológica e clara os argumentos que defendem seu ponto de vista sobre o tema apresentado. Nesse espaço, vale citação de dados, porcentagens, reportagens e grandes obras literárias.

O último parágrafo, reservado para a conclusão, deve apresentar de forma resumida sua posição final sobre o tema proposto.

Redação para o vestibular

Dicas de redação para o vestibular e atenção ao tema

As dicas de redação para o vestibular mostram que a tarefa não é das mais fáceis. Por isso mesmo, você precisa se preparar muito bem. Só dessa forma você vai conseguir trabalhar com bons argumentos sobre o tema proposto.

Os temas são muito variáveis, mas atualmente estão muito ligados a tecnologia, meio ambiente e programas políticos de benefício popular.

Como fazer a redação do vestibular

Esteja ligado com as notícias atuais

As dicas de redação para o vestibular mostram que para você conseguir ter argumentos suficientes para trabalhar sobre um tema, é preciso muita informação. Só dessa forma, você conseguirá desenvolver textos que realmente apresentem conteúdo satisfatório, principalmente para aprovação no vestibular.
As dicas de redação para o vestibular revelam que é importante ler livros, revistas, sites de notícia da internet, jornais e acompanhar as notícias pela televisão.

Conheça as Dicas de redação para o vestibular

Procure argumentos relevantes

Procure sempre apresentar argumentos relevantes e diferentes. Sem correr risco de fugir do tema, procure mostrar um ponto de vista diferente dos tradicionais.

Pesquisar
Artigos Relacionados