Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação

links patrocinados

Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação

A primavera chegou com tudo, apesar de não parecer. E com esta linda estação aflorou a vontade de ficar junto à natureza, de sentir o cheiro de terra molhada e de enfeitar a casa com vasos de flores.

Vale ressaltar, que muitas pessoas acabam optando por cultivar plantas em casas porque elas ficam livre de agrotóxicos e ainda são uma ótima fonte de alimento fresco, barato e seguro.

Mas, se você tem um espaço pequeno e com baixa iluminação uma boa opção de planta caseira é a samambaia. Plantas que ficam em lugares com baixa iluminação e sombreados são bem mais sensíveis que as demais, necessitando de mais cuidados. É por isso que muitas vezes elas acabam se tornando feias.

Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação

Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação Confira as Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação

Uma boa dica de plantas caseiras para lugares com pouca iluminação são as avenca, as samambaias comuns, o xaxim e o chifre de veado, pois elas tem um tipo de reprodução e sistema de vida diferente das demais plantas. Além disso, essas plantas não precisam de muitos cuidados, além de serem lindas.

Apesar da luz ser um fator importante para que essas plantas consigam realizar a fotossíntese, vale ressaltar que a luz direta do sol tende a queimá-las. Por isso, se cultivadas na rua elas devem estar pelo menos com metade das folhas debaixo das árvores. Dentro de casa, podemos colocar cortinas para que a luz solar seja coada.

Conheça as Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação

Confira mais

As avencas e as samambaias não gostam de ventos e podem até mesmo apresentar queimaduras em suas folhas por causa do vento frio do inverno ou ficarem desfolhadas. Por isso, o ideal é mantê-las em lugares arejados para evitar fungos, mas que não tenham ventos fortes.

Já as regas deverão ser frequentes, mas cuidado para não encharcar de água o substrato. Uma boa dica é colocar areia, que ajuda a evitar o apodrecimento das raízes. No inverno podemos reduzir a quantidade de regas.

Plantas Caseiras

Pragas e Paisagismo com plantas caseiras para lugares com baixa iluminação

Em geral, a única praga da samambaia são as cochonilhas, sendo mais comuns nas samambaias conhecidas como samambaia-espada, as de folhas compridas. O combate a essa praga é feita com receita caseira de chá de alamanda, óleo de nim ou com o sulfato de nicotina, que é o fumo deixado de molho na água e que em seguida é coado.

As samambaias são adequadas para qualquer tipo de ambiente, seja ambiente empresarial ou residencial. Os vasos mais indicados para abrir essa linda planta são os vasos de grande e médio porte. Se preferir, você também pode cultivá-la em vasos de plástico pretos.

Algumas Dicas de Plantas Caseiras para lugares com pouca iluminação

Dicas de decoração de interiores com plantas caseiras

Uma boa dica de decoração para este tipo de planta é deixa-las no banheiro. Por gostarem de ambientes com mais umidade elas se adaptam facilmente. Mas, vale ressaltar que não tiver luz suficiente vale muda-la de ambiente, caso contrário ela definhará.

Pesquisar
Artigos Relacionados