Dicas de filmes sobre educação

links patrocinados

Dicas de filmes sobre educação

É muito difícil prender a atenção de todos os alunos de uma sala por 50 minutos, podemos até classificar este feito como impossível, isso é decorrência de um fator biológico dos seres humanos, mas também é consequência da forma como as disciplinas são lecionadas. Até mesmo quando adultos, dependendo do tema tratado, sofremos com falta de atenção e dispersão durante a explicitação de um determinado conteúdo. Sendo assim, o “jogo de cintura” e a forma de explicação do professor ou palestrante se torna o fator decisório para a total aprendizagem de tal assunto.

Dicas de filmes sobre educação – saiba mais

Dicas de filmes sobre educação Filmes sobre educação

Uma das maneiras de dar um upgrade nas aulas é intercalando o assunto com diversos trechos de filme, ou após a explanação de todo o conteúdo separa uma ou duas aulas para assistir a um filme ou documentário referente ao estudado. No caso de disciplinas como a Química, por exemplo, é bastante válido levar para a sala de aula experiências e experimentos para que os alunos possam visualizar aquilo que estão estudando. Além de tornar as aulas mais dinâmicas e estimulantes, os alunos aprenderão as matérias estudadas mais rapidamente e de uma forma mais eficaz.

Conheça as Dicas de filmes sobre educação

Dicas de Filme Sobre Educação

Você deve planejar a escolha de um filme para passar em sala de aula de acordo com três fatores preponderantes: a classificação indicativa, está deve se adequar a idade dos alunos contidos dentro da sala de aula, assim como não é apropriado passar um filme com cenas de sexo, guerra e drogas para o ensino infantil e fundamental, um desenho animado com um enredo fraco e personagens planos também não satisfarão uma turma do Ensino Médio. O segundo fator é a temática, lembre-se que o filme deve retratar algum conteúdo exposto em sala de aula, se você estiver trabalhando o iluminismo, por exemplo, não leve um filme sobre a Segunda Guerra Mundial, pois os alunos irão se perder na cronologia dos fatos históricos. E o terceiro e de maior “dor de cabeça” é obedecer, tanto ao regimento interno do colégio, por exemplo, colégios católicos não permitirão que um professor passe Código da Vinci (adaptação do livro de Dan Brown) e ao regimento familiar, é importante, ainda mais se você for passar um filme para alunos de 1ª a 4ª séries, que você faça um breve estudo sobre a vida particular dos seus alunos, pois pode ocorrer de equivaler uma história fictícia com algo que ocorreu recentemente na vida de um aluno, como é o caso da morte de algum ente querido.

Confira as Dicas de filmes sobre educação

Ensino Médio

O Ensino Médio é uma etapa escolar de grandes descobertas e amadurecimento dos alunos, portanto, você já pode levar filmes mais inteligentes e que agucem o lado crítico destes adolescentes.Normalmente os adolescentes que estudam no Ensino Médio estão com os hormônios a flor da pele, sendo ainda mais difícil prendê-los a um assunto, ainda mais se este não for do seu interesse, optar por um bom filme pode abrir a turma para debates e situações intelectualmente ricas.

Educação

Dicas de Filmes: História

Filmes como: O Menino do Pijama Listrado, O Resgate do Soldado Ryan, O Senhor das Armas, Em Nome da Rosa, Diamantes de Sangue, 300, entre outros são filmes que elucidam muito bem diversos períodos da História.

Pesquisar
Artigos Relacionados