Dicas de documentários sobre futebol

links patrocinados

Dicas de documentários sobre futebol

A principal característica de um documentário é a tentativa de se expor a realidade (com exceção do gênero “mockumentary”, que se utiliza da ficção ou de recortes cômicos). Embora não haja uma data oficial de “invenção” dos documentários, costuma-se atribuir o nascimento do conceito a Dziga Vertov, cineasta russo que descreveu o gênero como um cinema-verdade. A grande maioria dos documentários tem como objetivo mostrar a seus telespectadores uma realidade até então desconhecida.

Esta é uma das principais razões para que os documentários sobre futebol sejam tão interessantes. O esporte, ao mesmo tempo em que é adorado por bilhões de pessoas no mundo, também recebe muitas críticas, sendo por vezes considerado “alienante”, “ópio do povo” e outros adjetivos pouco lisonjeiros.

Contudo, a história do futebol traz momentos de extrema importância histórica, como a partida entre Costa do Marfim e Madagascar, disputada na cidade de Bouaké. A Costa do Marfim, na época, passava por uma guerra civil que já durava cinco anos. O ídolo Didier Drogba foi quem propôs que a partida acontecesse em Bouaké, cidade dominada pelos rebeldes. A partida, que reuniu rebeldes e legalistas nas arquibancadas, acabou pondo fim à guerra. Esta história não virou documentário (ainda), mas podemos encontrar muitas outras nos muitos documentários sobre futebol já lançados. Confira, abaixo, algumas de nossas dicas.

Documentários sobre futebol e política

Dicas de documentários sobre futebol Dicas de documentários sobre futebol

Devido à comoção que promove nas massas, o futebol já foi utilizado diversas vezes por políticos, para o bem ou para o mal. Esta união já tematizou documentários como “Fascismo e futebol”, que mostra a utilização do esporte por ditadores europeus; Mundialito, sobre a influência da ditadura uruguaia no esporte; Os dois Escobares, sobre a relação do narcotráfico colombiano com o futebol do país; dentre outros.

Dicas de documentários sobre futebol - saiba mais

Documentários sobre o futebol brasileiro

Nos últimos anos, os clubes brasileiros de futebol começaram a utilizar o formato documentário para narrar suas glórias. É o caso de 4x Timão, Flamengo Hexa, Santos: 100 anos de futebol arte, e Soberano, dentre vários outros. Embora tenham seu valor de registro, estes documentários são muito mais recomendados para os torcedores dos clubes em questão, pois têm um caráter pouco crítico em relação ao esporte e às equipes mostradas. De qualquer maneira, são materiais excelentes para quem é apaixonado por sua equipe.

Algumas Dicas de documentários sobre futebol

Outros documentários

Outros documentários de destaque sobre futebol incluem Fifa Fever, Uma história de futebol, Heleno, Uma noite em Turim e muito mais. Alguns destes filmes têm caráter biográfico, como Heleno, enquanto outros se focam em momentos específicos da história, como Uma noite em Turim, que narra a trajetória da Inglaterra na Copa de 1990.

Conheça as Dicas de documentários sobre futebol

Onde encontrar

Boa parte dos documentários acima mencionados pode ser encontrada no Netflix, serviço de streaming por assinatura, ou em lojas virtuais como Submarino e Americanas. Para quem gosta de filmes que relacionam o esporte a momentos políticos, sociais e econômicos, uma ótima dica é a série 30/30, da ESPN. Os filmes podem ser encontrados em box ou no próprio canal pago, com transmissões periódicas.

Pesquisar
Artigos Relacionados