Dicas de chás para cólica

links patrocinados

Dicas de chás para cólica

Aproximadamente metade das mulheres sofre com dores abdominais durante o período de menstruação, estas dores são popularmente chamadas de cólicas e ocorrem devido a contração realidade pelo útero com a finalidade de liberar o endométrio, está é uma camada interna que durante a gravidez tem a função de nutrir o feto.
Exitem duas espécies de dismenorreia (nome científico da cólica), a primária, onde o ocasionamento da dor se dá exclusivamente por fatores menstruais e a secundária, que é acarretada por doenças presentes nos órgãos que realizam funções reprodutivas. Ambas dismenorreias, causam fortes dores na região da barriga, esta pode vir acompanhada de náuseas, inchaço na porção ventral da mulher, dores nas costas, na cabeça e também nos seios.

Dicas de Chá para Cólica

Dicas de chás para cólica Cólicas menstruais

Existe um abundante mercado farmacêutico que dispões centenas de remédios específicos para diminuir as dores da cólica. Entretanto, não é recomendado que pessoas usufruam de muitos medicamentos químicos, pois estes podem vir a desenvolver outras patologias mais graves, também há casos onde a mulher faz um acompanhamento médico e não pode fazer uso deste tipo de medicamento.
Nestes, caso, onde a mulher não pode fazer uso ou opta por não utilizar medicamentos químicos, medicando-se através da homeopatia, os chás são a melhor solução para as dores ocasionadas pela menstruação. Primeiramente, existe uma recomendação que serve para qualquer chá tomado com a finalidade de sessar as cólicas, o líquido deve estar quente.

Cólicas intestinas

Resultados mais eficazes

Os chás para cólica que apresentam resultados mais eficazes são o de capim santo, que proporciona o relaxamento do útero, diminuído assim as dores das contrações, este deve ser preparado da seguinte forma: ferva uma água, coloque-a em um recipiente que tenha tampa (bule, garrafa térmica ou chaleira), em seguida coloque as folhas do capim santo dentro desse recipiente e deixe agir por um tempo de aproximadamente 12 minutos, o recomendado é tomar este chá no mínimo, três vezes por dia.
Outro chá para cólica capaz de minimizar e até sessar as dores é o de gengibre, este tem forte poder sobre as dores, pois é um potente anti-inflamatório, reserve aproximadamente duas colheres de sopa de gengibre, coloque uma água para ferver, quando está estiver quase fervendo, acrescente o gengibre e deixe que estes fervam por cerca de oito minutos, tome este chá no mínimo duas vezes por dia.

Como evitar a cólica

Como Evitar a Cólica?

Normalmente, as mulheres só se recordam que podem vir a sentirem cólicas durante a menstruação, quando já estão com elas. Porém, uma forma bastante eficaz de prevenir estas dores agudas é seguir estas dicas: praticar exercícios com frequência, não se alimente com produtos que provocam fermentação ou ocasionam a prisão de ventre no período pré menstrual e beba muita água. Essas pequenas medidas podem fazer toda a diferença nos seus dias de menstruação.

O que tomar quando se está com cólica

Fique Alerta

Sempre que sentir uma dor parecida, ou até mesmo idêntica as dores da cólica menstrual, e não estiver no seu período menstrual, procure orientação médica, pois as cólicas secundárias indicam agravações em patologias do sistema reprodutor, sendo assim, quanto antes for diagnosticada, mais eficiente será o tratamento.

Pesquisar
Artigos Relacionados