Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização

links patrocinados

Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização

Se você sofre uma queimadura, uma escoriação ou até mesmo um corte na pele, o que você faz? Você sabia que o processo de cicatrização é o mais importante, quando você sofre uma agressão na pele deste tipo? Isso porque se a pele não apresentar uma boa recuperação, as chances de se desenvolver uma cicatriz aumenta significativamente. E ninguém gosta de cicatrizes, não é mesmo?

A fim de melhorá-las, muitas pessoas acabam recorrendo até mesmo a diversos tratamentos estéticos e a cremes.

Mas existem alguns alimentos que são capazes de ajudar a sua pele no processo de cicatrização, de forma indolor e muito mais acessível para o seu bolso.

Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização – O poder dos alimentos

Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização Confira as Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização

Alguns alimentos são aliados poderosos no processo de cicatrização e de renovação da pele. Uma boa dica é investir em alimentos ricos em proteínas, ferro, vitaminas e em aminoácidos, porque eles são os grandes responsáveis pela reconstrução de tecidos lesionados, tornando a cicatrização mais saudável e rápida.

Algumas Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização

Confira mais

São três fases existentes no processo de cicatrização. Vale ressaltar, que durante este processo, o organismo exige a ingestão de nutrientes específicos para se reconstruir. A primeira fase é a inflamatório, que necessita de proteínas, vitamina K e aminoácidos. Na segunda fase, a de proliferação, o organismo precisa receber alimentos ricos em zinco, ferro, proteínas e em vitamina C. Já na terceira e na última fase, é preciso consumir alimentos ricos em proteínas e em carboidratos.

Isso porque, os minerais e as vitaminas têm como principal função acelerar o processo de cicatrização da pele. Já a proteína contribui para a remodelagem da ferida e para resistência do colágeno.

Há alguns alimentos que devem ser evitados para um melhor resultado de cicatrização da pele, como por exemplo os refrigerantes, o café e principalmente as bebidas alcoólicas.

Conheça as Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização

Lista de alimentos que ajudam na cicatrização da pele

Para uma boa cicatrização da pele invista em alimentos ricos em Ômega 3, como a sardinha, a linhaça e a semente de chia. Isso porque o Ômega 3 é uma gordura que não é fabricada pelo nosso organismo.

Invista também alimentos ricos em zinco, como os peixes, os cereais integrais, a carne vermelha, as aves e o leite e seus derivados.

Não se esqueça também de consumir frutas vermelhas, isso porque elas combatem o processo inflamatório, ajudando assim na rápida cicatrização da pele.

Consuma bastante frutas cítricas e ainda alimentos ricos em vitaminas. A vitamina C por exemplo estimula a produção de colágeno, que é o grande responsável por dar mais firmeza à pele. Abacaxi, morango, kiwi, melão e goiaba, além de saborosos, são importantes fontes de vitamina C.

Invista também em folhas verdes, cenouras, fígado e na gema de ovo, óleos vegetais e vegetais de folha verde escuro, que são importantes fontes de vitamina A e também de vitamina K.

Dicas de alimentos que ajudam na cicatrização - saiba mais

Mais dicas para a cicatrização da pele

Não se esqueça também de hidratar bastante a pele com creme. Se a coceira te incomodar, procure um médico para prescrever a você um medicamento. Isso é importante porque a superfície que está sendo cicatrizada não suporta arranhaduras e pode chegar a romper os pontos de cicatrização.

Pesquisar
Artigos Relacionados