Diário Oficial do Estado de SP

links patrocinados

Diário Oficial do Estado de SP

Diário Oficial do Estado de São Paulo

A comunicação é a chave para o bem entendimento das pessoas entre si, e principalmente entre o governo e seus cidadãos, e para isso, era necessário desenvolver um sistema de comunicação oficial entre os governos federais e estaduais com sua população, seja para avisos diversos, decretos ou simplesmente uma comunicação mais efetiva entre os recursos governamentais e a sociedade.

O Estado de São Paulo

A maior cidade brasileira, da América Latina e uma das maiores metrópoles do mundo, assim a cidade de São Paulo é conhecida. Além de ser conhecida como o coração econômico do Brasil, e cidade é a mais importante para o comércio nacional, e um dos principais polos industriais do país. Fundada em 1554 por padres jesuítas, cinquenta anos depois da descoberta do Brasil, a cidade, juntamente com sua região metropolitana, abriga mais de 20 milhões de habitantes, o que representa 12% da população brasileira segundo o IBGE em dados de 2011. Na economia, hoje a cidade de São Paulo sozinha pode representar 10º do PIB do mundo, com uma participação significativa de 12,26% dos números do PIB anual do Brasil. A bolsa de valores da cidade é a segunda maior bolsa do mundo.

O crescimento de São Paulo

A cidade de São Paulo começou a se desenvolver assim que foi explorada pelos jesuínos em sua descoberta. Doze padres construíram uma escola para os indígenas e população local, entre os padres estavam José de Anchieta e Manuel da Nóbrega. Desde a descoberta da cidade até a República Velha, a cidade passou de um vilarejo simples com pouco mais de 5 mil habitantes a uma cidade importante da república, em 1929, durante a importante época do período Café com Leite no Brasil, época em que São Paulo e Minas Gerais concentravam a atenção política e econômica do país, a cidade conquistou seu primeiro milhão de habitantes.

Diário Oficial

Quando a corte portuguesa veio para o Brasil, D. João (príncipe regente), assinou o decreto que criava a imprensa régia do Rio de Janeiro, no dia 13 de maio de 1808, o ato permitia a impressão e divulgação de todos os atos administrativos e normativos da república para todas as capitanias. Naquele ano, no dia 10 de Dezembro, circulou a Gazeta do Rio de Janeiro, um dos primeiros jornais do Brasil, que serviu como modelo para a Imprensa Oficial.

Diário Oficial do Estado de São Paulo

Mais de 80 anos depois da criação da Gazeta do Rio de Janeiro, São Paulo também teria sua gráfica oficial ara divulgação e distribuição das publicações do Governo, assim, a imprensa Oficial de São Paulo foi criada em 28 de Abril de 1891. O crescimento da gráfica e Diário Oficial está diretamente ligado ao crescimento da cidade de São Paulo, a Imprensa Oficial possui hoje o mais moderno polo de gráfica industrial do país, além de ter sido uma das primeiras empresas a disponibilizar todo seu acervo online, com digitalizações desde a sua primeira publicação.

Fotos

Confira Fotos sobre Diário Oficial do Estado de SP: Geraldo Alckmin Governador SP Site Diário Oficial do Estado de SP Portal Diário Oficial do Estado de SP São Paulo SP

Pesquisar
Artigos Relacionados