Diário de Pernambuco

links patrocinados

Diário de Pernambuco

Diário de Pernambuco

O Diário de Pernambuco é conhecido por ser o jornal mais antigo e em circulação da América Latina. O jornal foi fundado em 1825, anterior a escolha da cidade de Recife como capital do Estado de Pernambuco, até então Olinda cumpria esta função. O jornal publica noticias sobre Politica, Economia, Esportes e outras seções como Brasil, Mundo, Vida Urbana e outras.

O Diário de Pernambuco Online

O jornal mais antigo em circulação em toda a América Latina não podia ficar de fora do mundo virtual. O contudo produzido para o portal do Diário de Pernambuco Online possui um diferencial em relação ao conteúdo do jornal impresso em circulação.

O que acontece é que assim como nos demais jornais o conteúdo online é mais dinâmico, pode sofrer atualizações a qualquer instante, enquanto o conteúdo impresso é estático, porem as informações acontecem da forma mais completa possível em ambas as versões.

O internauta que desejar acompanhar a versão impressa pode fazê-lo através do portal do Diário de Pernambuco. Lá há a possibilidade da consulta da versão digitalizada do jornal impresso. Também é o local para se realizar pesquisas em edições anteriores, o jornal disponibiliza a ferramenta onde o internauta pode escolher a data da edição que deseja consultar para que então visualize a mesma.

O usuário mais moderno ainda pode acessar diretamente a versão do diário de Pernambuco para iPad. Funciona como um aplicativo para ser utilizado pelo usuário. As secções do jornal online acompanham as mesmas do jornal impresso, com alguns extras.

Acessar o conteúdo do Diário de Pernambuco

O conteúdo do jornal Diário de Pernambuco online pode ser acessado por qualquer internauta, a maioria das noticias dispostas e serviços oferecidos no site são gratuitos, podendo ser visualizados a qualquer instante. O usuário tem acesso a cadernos de gastronomia, automotivos, informática, viagens, e muitos outros.

No endereço online do Diário de Pernambuco o internauta também pode acessar conteúdo de outros meios de comunicação, como Rádios e TVs. No site existe o setor de classificados e outros informativos. Para assinar o jornal ou entrar em contato com setor comercial basta acessar a área de contato.

Fotos

Confira Fotos do Diário de Pernambuco:

Noticias Diário de Pernambuco Informaçoes Diário de Pernambuco Jornal Diário de Pernambuco Diário de Pernambuco 2012

 

BDE

BDE

Com certeza já aconteceu de você ter que pesquisar algum dado relacionado ao Brasil, mas não saber onde encontrá-lo. Seria muito bom se existisse algum lugar onde se pudessem encontrar todos os tipos de dados e estatísticas provenientes do nosso país. Uma coisa que poucos sabem é que esse lugar existe, mas somente para um estado. É o chamado Banco de Dados do Estado de Pernambuco, o BDE.

BDE Pernambuco

O sistema BDE de Pernambuco é formado por um banco de dados socioeconômicos sobre todo o estado de Pernambuco. Ele tem como objetivo divulgar as informações sobre seus indicadores para subsidiar órgãos privados e governamentais no planejamento dos seus projetos.

O BDE segue o princípio de democratização da informação, já que disponibiliza o acesso a diversos documentos e estatísticas, possibilitando que as pessoas conhecem a realidade atual do estado. O sistema monta sua base de dados a partir de sites governamentais, como o IBGE, e de unidades municipais e locais. Desta forma pode-se ter um panorama geral do estado.

Quais tipos de informações o BDE possui

O BDE agrupa diversos tipos de informações nas áreas política, física, econômica, social e administrativa. Elas são disponibilizadas por município, regiões de desenvolvimento do estado ou por divisões administrativas do IBGE (RMR, mesorregiões e microrregiões).

Para fazer a busca por um arquivo específico, o site disponibiliza ao usuário as opções de pesquisa básica ou detalhada, onde ele pode fazer várias especificações para direcionar a pesquisa. Os dados podem ser procurados por referencial de data, intervalo de datas ou séries históricas.

O sistema começou a funcionar em 1991, no CONDEPE. A metodologia utilizada no sistema é do Instituto Paranaense de Desenvolvimento, o IPARDES. Desde sua modernização, o sistema vem sofrendo diversos tipos de mudança, como a implementação da migração para uma nova plataforma de dados.

Essa migração permitiu que o sistema recebesse novas funcionalidades, com o objetivo de melhorar a acessibilidade às informações desejadas. Todo este investimento no BDE está contando com o apoio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco, a PROMATA. Se você quiser e precisar de alguma informação sobre o estado de Pernambuco, acesse o site e confira todos os dados disponíveis.

Pesquisar
Artigos Relacionados