Dia dos Pais: origem e significado

links patrocinados

Dia dos Pais: origem e significado

Os primeiros indícios sobre homenagem aos pais vêm desde os tempos da Antiguidade. Na realidade um jovem babilônico chamado Elmeseu moldou um cartão com argila. Neste cartão ele deseja boa sorte ao seu pai, vida longa, saúde e o agradecia por suas ações.

Dia dos Pais: origem e significado – saiba mais

A primeira oficialização de uma data específica ao Dia dos Pais é de 1910.

Dia dos Pais: origem e significado Dia dos Pais

Nesse ano surgiu o ‘’primeiro’’ Dia dos Pais na cidade de Spokane, nos Estados Unidos após uma moradora Sonora Luise reivindicar um dia para homenagear seu pai, pois considerava ele o principal responsável pela família, lutando e trabalhando muito para criar os filhos e os alimentar. Ela então decidiu comemorar e homenagear o pai no dia 19 de junho de 1910. Deste fato até 1972, quando o então presidente Richard Nixon oficializou e reconheceu o dia dos pais no terceiro domingo de junho, muitas cidades foram aceitando a nova data comemorativa.

Origem e significado

Outras teorias sobre o significado do Dia dos Pais

Em Portugal, a origem e o significado do Dia dos Pais vem do culto a São José e do seu dia, 19 de março. Sâo José foi marido de Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. Por este motivo os portugueses comemoram o Dia dos Pais nesta data.
Ao redor do mundo, há muitas teorias para explicar a origem e o significado do Dia dos Pais. Estas teorias variam de acordo com motivos religiosos, econômicos, culturais, entre outros. Inclusive, por conta disso, muitos países comemoram esta data em dias totalmente diferentes, como a Tailândia, que comemora em 5 de dezembro em alusão ao nascimento do rei Bhumibol Adulyadej, um dos mais importantes da história do país.

Conheça Dia dos Pais: origem e significado

A importância dos pais

É fato que os pais permaneceram por muito tempo na história como secundários no contato com os filhos. O fato de os homens serem menos afetivos e suscetíveis à conversas e não terem muita disposição para ouvir com carinho as reinvindicações dos filhos tornaram as mães mais importantes na educação e relacionamento para os filhos.
No entanto, cada vez mais vemos pais que criam seus filhos sozinhos e, muitas vezes se aproximam de forma mais intensa que as mães.
A verdade é que os pais têm a mesma importância das mães no processo educacional dos filhos. Sem o pai, ou até mesmo sem a mãe, a educação nunca será completa. A criança precisa da união de seus pais para que a transmissão de informações seja fluente.

Presente para o Dia dos Pais

Dia dos Pais no Brasil

A origem do Dia dos Pais no Brasil é menos espiritual e menos carismática. Na realidade o Dia dos Pais foi ‘’importado’’ dos Estados Unidos pelo empresário Roberto Marinho com o objetivo de impulsionar as vendas do comércio e, consequentemente alavancar as vendas do seu jornal, O Globo. O significado para o Dia dos Pais ser comemorado no segundo domingo de Agosto é estritamente comercial.
É conhecido que a origem do Dia dos Pais no Brasil data de 14 de agosto 1953. Sylvio Bhering propôs a comemoração do Dia dos Pais neste dia, pois é o dia de São Joaquim, patriarca da família Bhering.
Mesmo assim, não deixe de agradecer ao seu pai e presenteá-lo. O presente não é o mais importante. O que vale é a alegria e a valorização de seu pai!

Pesquisar
Artigos Relacionados