DGDEC

links patrocinados

DGDEC

DGDEC

O Departamento Geral da Defesa Civil (DGDEC) é um órgão do governo federal responsável pela coordenação dos serviços de responsabilidade da defesa civil. Ele está presente em todos os estados brasileiros. Cada estado possui seu próprio representante do Departamento, que é responsável por cuidar do combate à dengue, por exemplo.

Além da dengue, competem ao Departamento outras funções, como os assuntos de cunho climático – desastres provocados por temporais, epidemias, entre outros problemas. No Paraná, o Departamento Geral da Defesa Civil é representado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Endereço da Secretaria Nacional de Defesa Civil no Paraná

Existe apenas uma unidade da Secretaria Nacional, que fica em Curitiba. A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (CEDEC) fica na Rua Jacy Loureiro, no Palácio das Araucárias – 1º andar – Centro Cívico. O horário de expediente é das 7h às 19h.

O coordenador do CEDEC é o Secretário Chefe da Casa Militar da Governadoria, Cel PM Washington Alves da Rosa. O telefone para contato da unidade estadual do Paraná é (41) 3350-2574 / 2707 / 2609 / 2608 / 2607.

Objetivos do Departamento Geral da Defesa Civil

A Defesa Civil tem como principal missão a de alertar, amparar e proteger a população do Brasil de qualquer tipo de ameaça. Justamente por isso o trabalho e serviços prestados pelos órgãos estaduais ligados ao DGDEC são de extrema importância em todos os estados brasileiros.

Uma das áreas de grande atuação da Defesa Civil é na meteorológica, pois é ela a responsável por alertar o povo brasileiro de possíveis deslizamentos de terra, enchentes, vendavais, e outros tipos de problemas ligados ao tempo. No caso de famílias desabrigadas por causa de algumas destas ocorrências, é dever da Defesa Civil ajudá-las.

Uma das formas de ajuda prestada é a distribuição de alimentos, já que a Defesa Civil possui um estoque de mantimentos para situações de risco, onde as famílias ficam desamparadas. Compete ainda ao Departamento informar o número de pessoas envolvidas em acidentes atendidas pela Defesa Civil.

Para conhecer mais sobre o Departamento, acesse a página dele na internet. Lá é possível encontrar as publicações do DGDEC, cartilhas, consulta de dias de serviço referente à dengue, entre outros.

DGDEC Defesa Civil

DGDEC Defesa Civil

A proteção civil, também conhecida como defesa civil, é caracterizada como um grupo de ações de caráter preventivo, assistenciais, de socorro e reconstrutiva. Isso tudo com o intuito de impedir ou minimizar os desastres da natureza e os imprevistos tecnológicos, além de conservar a população e restituir a organização da sociedade.

Sobre a Defesa Civil no Brasil

A Defesa Civil no nosso país está inclusa no Sistema Nacional de Defesa Civil. Hoje em dia, o sistema possui um Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, conhecido pela sigla CENAD, que é um grupo que atua no apoio à sociedade quando acontecem desastres e que possui como objetivo fortalecer os órgãos de defesa civil de todas as localidades do Brasil.

Sobre a História da Defesa Civil no Brasil

Quando o Brasil participou da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1942, o Governo Federal Brasileiro resolveu criar um projeto que serviu como um esboço para a Defesa Civil atual.
Dessa forma, surgiu o Serviço de Defesa Passiva Antiaérea, que passou a ser chamado de Serviço de Defesa Civil, no ano de 1943. Esse órgão nacional estava sob a supervisão do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, extinto em 1946, e da Diretoria Nacional do Serviço da Defesa Civil.

Sobre a Defesa Civil – DGDEC

O Departamento Geral da Defesa Civil, o DGDEC, é o órgão responsável pela coordenação dos serviços que são de responsabilidade da Defesa Civil em todos os estados do nosso país.
Cada estado integrante da Federação Brasileira possui o seu próprio departamento de Defesa Civil, cujo objetivo geral é cuidar de assuntos relacionados, por exemplo, a desastres naturais, como catástrofes causadas por chuvas excessivas e fortes ventanias, epidemias, como a dengue entre outros tipos de problemas.

Os objetivos do Departamento Geral da Defesa Civil consistem em alertar, proteger e amparar todos os cidadãos do nosso país. Justamente por esse fato, todos os tipos de serviços que são realizados pelo DGDEC são de extrema importância para a população de todas as localidades do Brasil.

Além de estar sempre atento com a meteorologia para alertar a população sobre possíveis problemas como enchentes, deslizamentos de terra e outros tipos de ocorrências que são consequências das situações climáticas, a Defesa Civil de cada localidade possui um estoque de mantimentos e medicamentos para ajudar as famílias brasileiras que são afetadas pelos desastres.

Outra responsabilidade do Departamento Geral da Defesa Civil é divulgar para todo o Brasil os números das pessoas que estão envolvidas em quaisquer tipos de desastres e acidentes.

No site do DGDEC existente na internet, os brasileiros também podem conferir diversas cartilhas, através do Departamento Geral de Ações Comunitárias, que estão disponíveis para downloads. Essas cartilhas, que estão classificadas como “cartilha de deslizamento” e “cartilha de inundação”, são ferramentas importantes para informar à população de como se preparar e se prevenir em relação aos desastres.

Para os que desejam mais detalhes, basta acessar o site e conferir as campanhas que estão sendo realizadas pela Defesa Civil de cada região.

Fotos

Confira Fotos do DGDEC Defesa Civil:

Defesa CivilDefesa Civil
Agentes da Defesa CivilAgentes da Defesa Civil
DGDECDGDEC

Pesquisar
Artigos Relacionados