Detergente caseiro

Detergente caseiro

Detergente caseiro

Buscando uma forma de reutilizar produtos que acabariam de alguma forma prejudicando a natureza ou apenas como forma de economia, muitas donas de casa optam pelo uso do detergente caseiro.

Há várias formas de se fazer e muitos são os materiais a serem utilizados tanto na fabricação do detergente caseiro como no feitio do sabão caseiro.

Detergente

Além de colaborar com o meio ambiente, o uso do detergente caseiro pode amenizar os efeitos no corpo devido à exposição ou algum acidente, como no caso de ingestão. Um desses problemas são as alergias a alguns componentes presentes nos produtos industrializados, pois muitos apresentam reações como coceira, lesões, infecções, mudança de cor nas unhas e rachaduras na pele logos após fazer uso desses produtos. Em alguns casos, pessoas apresentam problemas respiratórios em função do cheiro dos produtos.

Sabão

Quanto ao sabão caseiro existem vários tipos: desde cinza até de álcool. Mas independente do tipo, o sabão caseiro conta com três ingredientes básicos, sendo a gordura, soda cáustica e água.

Entre as gorduras que podem ser utilizadas estão as de aves, sebo de gado e banha, além de abacate que por ter uma base gordurosa ajuda na fabricação do sabão. Gorduras utilizadas na cozinha, que geralmente não contam com a destinação correta e assim acabam poluindo o meio ambiente também podem ser reaproveitadas. A decomposição desse material produz metano, que é um dos principais causadores do efeito estufa.

O reaproveitamento desse material para o feitio de sabão é biodegradável, sendo decomposto por bactérias o que auxilia na proteção do meio ambiente.

Receita de sabão

Para fazer o sabão é necessário peneirar o óleo para retirar resíduos e aquecê-lo sem que ferva, e então deve-ser adicione soda cáustica (cerca de 350ml para cada litro de óleo) e depois adicione um ml de aromatizante para deixar o sabão cheiroso. É preciso ter cuidado com a soda cáustica, pois ela é uma substância tóxica, sendo necessário o uso de luvas e redobrar o cuidado com as vias respiratórias.

Depois disso é preciso mexer lentamente por 20 minutos e então deixar descansar por um dia. Depois desse período ele pode ser cortado em barras e pode ser usado após uma semana do seu preparo.

Outra dica para efetuar a limpeza da gordura é misturar uma parte de água a uma parte de gordura e ferver. Depois disto basta tirar do fogo, mexer bem e misturar um litro de água fria para cada litro quente. Com isso qualquer substância que não seja gordura irá para o fundo do recipiente e depois de fria a gordura ficará sólida facilitando sua remoção. Caso a mesma ainda apresente sujeiras a operação deve ser repetida.

Receita detergente

Uma das formas de se fazer o detergente ou sabão líquido é utilizando dois litros de água, um sabão caseiro ralado, uma colher de óleo de rícino e uma colher de açúcar, sendo que todos esses ingredientes devem ser fervidos até que todos os componentes sejam dissolvidos, e depois de pronto é só engarrafar.

Fotos

Confira Fotos do Detergente caseiro:

Detergente caseiroDetergente caseiro
Modo de preparo do detergente caseiroModo de preparo do detergente caseiro
Detergente em barraDetergente em barra

GD Star Rating
loading...
Detergente caseiro, Nota: 4.5 de 5 com 11 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados