Descubra Seu Orixá

Descubra Seu Orixá

Descubra Seu Orixá

No Brasil as religiões de matriz africana foram trazidas por negros que vieram de diversas partes do continente áfrica, mas sobre tudo na África Centro-Ocidental e da África Ocidental. Quando os negros de diversas etnias africanas chegaram ao Brasil, mesmo na condição de escravos, conseguiram manter muitos de seus costumes e crenças religiosas, que perduram até hoje e constituem identidade importante para a população brasileira e afro-brasileira, sobretudo. Na mitologia africana existe a crença em vários deuses e deusas, que são os chamados Orixás. Acredita-se que cada pessoa tenha seus orixás, que são como uma força espiritual para guiar os caminhos, auxiliar, proteger e aprender a agradecer. Existem formas diferentes para que você descubra seu Orixá, acompanhe neste artigo.

Como descubrir o seu Orixá

Descobrindo seu Orixa

Cada um dos Orixás representa uma força que está na natureza e cada um possui jeito e personalidade próprios. Diferentemente de outras representações de deuses, os Orixás tem características que se assemelham muito aos seres humanos, com suas qualidades e imperfeições. Caso descubra seu Orixá você será chamado de filho e passará a ser devoto, chamando-os de Pai ou Mãe, dependendo de qual Orixá será. E existem muitos! Na Umbanda, por exemplo, há muitos orixás que são os mesmos do Candomblé, mas a Umbanda está permeada de sincretismos religiosos, enquanto que o Candomblé mantém uma matriz firme com os Orixás essencialmente africanos. Descubra seu Orixá e saiba o que cada um representa!

Descubra o Seu Orixá e as forças da natureza

Orixas

Ao se aproximar de um Orixá para conhecer sua história e beleza você estará se aproximando também de forças e elementos advindos da terra, do ar, do fogo, da terra, etc. Quando essas forças estiverem em equilíbrio é produzida uma energia, chamada pelos Filhos, Pais e Mães de santo de Asè. Essa energia é responsável por auxiliar as pessoas todos os dias, para que seus caminhos sejam feitos de coisas boas e de realizações. Caso descubra seu Orixá deverá então fazer oferendas como forma de pedido ou agradecimento na sua vida. Cada um dos Orixás tem elementos próprios de saudação, oferenda, cores específicas, guias, alimentos, entre outros. Para descobrir seu Orixá é indicado que conheça sua simbologia e significado, já que é uma crença espiritual ancestral e, por tanto, deve ser respeitada.

Orixá de cabeça

Orixa guia espiritual

O Orixá de cabeça é o guia espiritual de um Filho de Santo, por isso é tratado com muita seriedade, comprometimento e respeito. No Candomblé, por exemplo, essa informação só pode ser obtida quando o Pai ou Mãe do terreiro (local onde acontecem as giras, ou toque para os orixás), lança os búzios com as mãos sobre uma bandeja de palha.

Somente esse líder espiritual poderá confirmar o Orixá que acompanha o Filho de Santo em sua jornada.

Conheça os Orixás mais cultuados e suas saudações

Os descobrir seu Orixá saberá que cada um tem sua própria saudação, que é a maneira de se referir a ele. Saiba quais são os Orixás mais conhecidos no Brasil e o tipo de saudação que cada um recebe: Xangô ( Caô ou Caô-Cabyecile); Oxalá (Epa-Bábá ou Epaô-Bábá); Ogum (Ogum Yê ou Paracorí-Ogum); Yemanjá (Odô-Yá, Ômio ou Odôcy-Ába); Oxossi (Okê-Arô, ou Éke-Bamo).

Orixas forca da natureza Orixas 2013

GD Star Rating
loading...
Descubra Seu Orixá, Nota: 3.9 de 5 com 16 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados