Depressão e o ambiente de trabalho
São muitas as doenças que estão relacionadas com o ambiente de trabalho. Mas, uma em geral sempre ganhou ênfase e posição de destaque: são as doenças osteomusculares, também chamadas de síndromes de LER/DORT. Muito recentemente a ansiedade e a depressão também começaram a ser encaradas como importantes doenças ligadas ao ambiente de trabalho.
O quadro de depressão pode ser fortemente influenciado pelas condições adversas de trabalho. Vale ressaltar que a depressão é cada vez mais vista como uma das maiores causas de incapacidade do mundo.
O que é depressão?
Depressão é uma doença médica e como todas as outras, tem uma tolerância de grau de predisposição biológica para o seu desenvolvimento. Uma pesquisa apontou que o principal fator causador de depressão no ambiente de trabalho é desempenhar uma função para a qual o indivíduo em questão não se sente capaz e preparado para atender as demandas do serviço.
Além disso, a percepção de uma má chefia, as condições adversas e as longas jornadas de trabalho são fatores também que contribuem para o desempenho do funcionário e para o seu bem-estar. Por isso, manter um espaço de tempo para se reciclar, capacitar e treinamento adequado são algumas das atitudes que ajudam tanto o empregador e o trabalhador para não deixar que a depressão se instale no ambiente de trabalho.
Outra boa dica para manter a depressão longe do ambiente de trabalho é organizar a sua agenda profissional para que você consiga assumir os compromissos com prazos largos e possíveis.
Fatores que causam depressão
Outro fator importante que pode causar a depressão recebe o nome de resiliência pessoal, ou seja, é a capacidade, aprendida ou inata de superar e de suportar as situações e pressões adversas do dia a dia. Na verdade, esse fator depende basicamente das características comportamentais e psiquiatras de casa indivíduo. Isso porque as histórias de vida são diferentes, bem como a educação e a capacidade psicológica.
É importante também ter em mente que não existe um trabalho sem nenhum tipo de cobrança ou que não exija um certo grau de desempenho.
Cargos de linha de frente
Os cargos de trabalho onde é observado um risco maior para a instalação da depressão são os da linha de frente, ou seja, aqueles que estão em maior contato com o público. Gerente de balcão, agentes de venda, recepcionistas fazem parte desse grupo de risco.
Entre os principais sintomas da depressão estão a falta de prazer, a tristeza, a dificuldade de concentração, alterações de apetite, alterações de sono, falta de iniciativa, desânimo e falta de energia. Por isso, se esses sintomas persistirem por mais de duas semanas é importante procurar a ajude de um profissional na área de psiquiatria.
Saiba mais
Algumas pessoas acabam não se sentindo motivadas para voltar ao trabalho após um período de férias. Por isso, uma boa dica para não deixar que a depressão se instale é procurar retomar de forma gradual a sua rotina e os horários assim que as férias estiverem terminando. Fracionar o tempo de férias também pode ser uma ótima alternativa.