Defesa Civil Blumenau

Defesa Civil Blumenau

Defesa Civil de Blumenau

Defesa civil, por definição, é o conjunto de ações de prevenção, socorro, de assistência e focadas na reconstrução realizadas com o objetivo de evitar ou diminuir as chances de ocorrência de fenômenos da natureza e incidentes tecnológicos, proteger a população e reestabelecer a ordem social. Acredita-se que os órgãos de defesa civil como conhecemos hoje tenham começado a se organizar a partir da Segunda Guerra Mundial, quando as populações das cidades começaram a aumentar e ficou evidente que bombardeios e destruições em massa, além de desastres naturais, afetariam a vida de milhares de pessoas de uma só vez, sendo necessária a intervenção de uma instituição organizada e com profissionais bem treinados.

História da Defesa Civil

Servicos da Defesa Civil

A defesa civil brasileira surgiu em 1988, quando foi criado o Sistema Nacional de Defesa Civil. Hoje existe a Secretaria Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional também é responsável por ações de defesa civil. Atualmente cada cidade do país conta com uma defesa civil própria, que toma as medidas cabíveis em casos de desastres naturais ou de eventos que arrisquem a vida da população. Dentre as responsabilidades da defesa civil estão adoção de medidas que previnam desastres e também que preparem a população no caso de eventos deste tipo, realização de ações que evitem mortes e também a perda de bens materiais, oferecimento e criação de abrigos, alimentação e assistência médica às vítimas e também realizar investimentos com o objetivo de recuperar a infraestrutura da região afetada e as condições de vida da população antes dos desastres.

Defesa civil de Blumenau

Defesa Civil de Blumenau

Ao acessar o site da prefeitura de Blumenau, cidade localizada no estado de Santa Catarina, é possível conhecer um pouco mais sobre a defesa civil do município, saber quais são suas atribuições e ter acesso a informações relevantes.

No portal é possível saber, por exemplo, quais são as áreas do município que possuem restrição de uso ou ocupação, o que evita o agravamento de desastres por conta da povoação ou construção de imóveis, e também os decretos relacionados com a defesa civil. O site também disponibiliza informações importantes sobre desastres naturais que costumam ocorrer no Brasil, entre eles deslizamento de terra, enchente, enxurrada e vendaval. Na página há dicas de prevenção e proteção, além da origem destes desastres.

A página da defesa civil também traz informações sobre o significado do símbolo do órgão, mapas das áreas de risco do município, planos e publicações e produtos perigosos.

Ajuda da Defesa Civil

Quem acessa o site também pode se cadastrar para receber alertas de enchente ou de cheias da Bacia do Itajaí, que banha Blumenau, e conferir, através de um link disponível na página, o nível dos rios em tempo real. Dá para ter acesso, também em tempo real, à precipitação nas bacias e nas barragens. O site também disponibiliza imagens de satélite, o que garante maior precisão na hora de conferir as condições climáticas, além da previsão do tempo e possibilidade da ocorrência de raios.

A página inicial da defesa civil de Blumenau também oferece aos internautas diversas dicas que devem ser seguidas antes, durante e depois das tempestades.

Defesa Civil na internet Como funciona a Defesa Civil

GD Star Rating
loading...
Defesa Civil Blumenau, Nota: 5.0 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados