Decoração de Apartamentos

links patrocinados

Decoração de Apartamentos

Decoração de Apartamentos

Para decorar apartamentos, a regra principal é o aproveitamento do espaço, visto que esse imóvel tem uma área menor do que a de casas. Isso significa fazer com que cada cômodo também possua uma característica própria e um perfil único, resultando portanto em uma diferenciação entre as áreas – já que nos apartamentos não separação entre a cozinha e a sala, por exemplo.

Em alguns casos, o ideal é pintar as paredes de cores diferentes, ou então fazer com que cada cômodo possua uma temática diferente (quarto moderno, sala rústica, cozinha clássica, etc.

Além disso, recomenda-se o uso dos móveis encostados na parede, com pouquíssimas exceções para mesas de centro, mesa de jantar, entre outros. Dessa forma, há espaço para a circulação das pessoas, além de dar um ar mais arejado para os ambientes. Consequentemente, os cômodos ficam mais aconchegantes e convidativos para a convivência, principalmente se forem aqueles que usamos para reuniões, festas, jantares com amigos e familiares ou qualquer tipo de evento.

Tendências

Atualmente, o retrô está muito presente nas tendências do design de interiores – isso significa ter a praticidade tecnológica de hoje em dia, porém com a imagem de produtos antigos (como é o caso das vitrolas que tocam mp3 e possuem entrada USB). No caso dos móveis, destaca-se o retrô nas cadeiras, nas estampas de tecidos (toalhas de mesa, por exemplo), além do uso de papéis de parede clássicos (listrados, com flores, formato imperial, entre outros).

Uma boa dica para aproveitar o espaço são os móveis feito sob medida, principalmente quando falamos de um imóvel próprio. Opte por uma cor de madeira que combine com o seu piso, ou então se tiver mais área disponível, escolha um closet – pois deixa mais organizada todas as suas peças de roupa, evitando a bagunça. Fora do quarto, os móveis planejados também são ideais para a cozinha (ocupa toda a área e de forma equilibrada), bem como a sala de televisão (deixa todos os eletrônicos divididos, não deixa fios à mostra, etc.).

Preço, qualidade e durabilidade

Se você está em um apartamento que é alugado, opte por comprar móveis, eletrônicos e eletrodomésticos que estão de acordo com seu perfil. Não se engaje em reformas, pinturas, troca de portas, maçanetas, piso ou qualquer coisa que envolva investimentos que serão gastos que você não irá aproveitar a longo prazo. Ou seja, pense nos planejados, na decoração de paredes e escolha de quadros apenas quando tiver um imóvel próprio (caso isso esteja nos seus planos). Se a compra de um apartamento lhe parece um sonho distante ou mesmo impossível, as reformas acabarão sendo inevitáveis, mas pense que você também pode se transferir ou se mudar para outro imóvel.

Não se apegue na disposição dos objetos do jeito que estão agora. Tente fazer adaptações e mudar a decoração frequentemente – a troca dos móveis de lugar não custa nada e você ainda treina sua criatividade e capacidade de se adequar às mudanças. Na maioria dos casos, móveis planejados custam mais caro do que os de lojas comuns, além disso, pensar em formas de equilibrar a decoração geralmente exigem a consulta de profissionais especializados – o que também acabará afetando o seu bolso, ainda que para atingir um conforto que, para algumas pessoas, não tem preço.

Fotos

Decoração de apartamentosDecoração de apartamentos
Apartamentos decoradosApartamentos decorados
O designer de interior pode ajudá-lo a decorar o apartamentoO designer de interior pode ajudá-lo a decorar o apartamento

Pesquisar
Artigos Relacionados