DDA HSBC

links patrocinados

DDA HSBC

DDA HSBC

O sistema DDA – serviço de Débito Direto Autorizado – permite que os clientes possam acessar e pagar suas contas de forma eletrônica (através de internet, telefone, caixa eletrônico, entre outros), sem que precisem recebê-las impressas. Ele já foi adotado por 129 bancos. O sistema foi criado em outubro de 2009 e visa, principalmente, diminuir a quantidade de papel emitido pelos bancos.

No total, aproximadamente 520 milhões de boletos físicos já foram retirados de circulação depois do DDA. A título de ilustração, somente no ano de 2007 circularam em torno de 1,3 bilhão de boletos, 30% a mais comparado ao ano anterior.

Como todas as operações serão feitas de forma eletrônica elas dispensam o uso de papel, e o meio ambiente é o maior beneficiado do sistema. Anualmente, quase 400 mil árvores podem ser economizadas. Além disso, o consumo de energia e água também são diminuídos: 46 milhões de kW/hora são gastos a menos, bem como aproximadamente 1 bilhão de litros de água.

Vantagens de usar o sistema DDA

Mesmo há alguns anos disponível nos bancos, muita gente ainda não sabe exatamente o porquê de utilizar o sistema DDA. Uma das vantagens é que ele, basicamente, evita que contas não sejam pagas pelo não-recebimento do boleto, o que não é incomum por uma série de fatores (problemas nos correios, equívoco no endereço, mudança, etc.). Quem utiliza o sistema DDA pode pagar e ver seus boletos nos meios eletrônicos mesmo fora de sua região, o que proporciona muito mais controle sobre suas contas.

Quem cobra com o sistema DDA tem também maior controle das cobranças, rapidez no recebimento e diminuição de fraudes. Por causa disso, um banco como o HSBC – que sempre pensa na comodidade e facilidade para seus clientes, foi mais um dos bancos a adotar o sistema DDA para o pagamento de algumas faturas.

Como usar o Débito Direto Automático no HSBC

Para utilizar o serviço é necessário se cadastrar como “sacado eletrônico” no banco HSBC. Infelizmente, ainda não se pode pagar todas as faturas existentes através desse método, mas uma boa parte delas já está disponível. Exemplos de cobranças que podem ser pagar através do DDA são mensalidades escolares, condomínios, e demais pagamentos que normalmente era feitos através de boleto bancário. Tributos e contas de serviços públicos ainda não são contemplados no serviço.

Diferença entre DDA e débito eletrônico

Antes do sistema DDA, o débito automático era utilizado para atender esses tipos de fatura. Na realidade, hoje em dia eles servem para coisas diferentes, apesar de ambos serem serviços eletrônicos disponibilizados pelo banco. O DDA é a apresentação eletrônica do boleto – aquele mesmo que vinha impresso na sua casa. O débito automático é o pagamento das contas que você faz parceladas ou pagamento para as concessionárias de serviços, como água, luz, telefone e gás (que não são disponíveis por DDA), que são debitadas de maneira automática na sua conta na data de vencimento.

Pesquisar