DCTF 2012 – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais

DCTF 2012

DCTF 2012

Uma das obrigações que devem ser feitas pelos contribuinte brasileiros é a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, a conhecida DCFT, composta por algumas informações importantes que abordam todos os pigmentos realizadas pelas pessoas jurídicas no país. alguns dados como débitos declarados e bens com parcelamento são alguns dos dados que devem estar no documento.

Obrigatoriedade DCTF

O DCTF é um documento com declaração obrigatória a todas as pessoas jurídicas registradas. A não entrega do documento ou ainda a declaração com dados incorretos pode acarretar em acumulo de juros e até mesmo multas e prisão nos casos mais graves.

Para evitar problemas, a Receita Federal produzi um calendário onde contém todas as datas e prazo de entrega. Isso garante que s pessoas jurídicas que precisam declarar o documento não se percam e acabem fazendo a declaração de forma incorreta.

O que declarar DCTF

Para a declaração da DCTF é preciso reunir alguns documentos. São eles: o guia de recolhimento do Fundo de Garantia e demais informações junto à Previdência Social, o demonstrativo das apurações de contribuição mensal, a declaração dos débitos e créditos federais, o guia de recolhimento do Fundo de Garantia, e outros.

Entrega DCTF

A Receita Federal determinou que a partir do ano de 2010, as pessoas jurídicas precisam fazer e entrega da DCTF de forma semestral. Por isso, o prazo para que o documento seja entrega junto ao órgão registrado é do décimo quinto dia útil até o segundo mês subsequente.

O prazo atado vale para todos os dados, como casos de extinção se sociedade, fusão de sociedades, incorporações e cisão de sociedade de forma total ou parcial que a empresa sofreu.

Para a entrega, é necessário fazer o download do software da DCTF no site da receita Federal. Depois, é só preencher os campos com os dados solicitados e fazer o envio digital. Em caso de dúvidas, o site conta com uma seção de perguntas frequentes que conta com a solução dos principais problemas enfrentados na hora da declaração. Se a dúvida persistis, basta entrar em contato com a Receita para solucionar o seu problema.

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados