DBE Consulta

DBE Consulta

DBE Consulta

O bastante comentado Documento Básico de Entrada, mais conhecido através da sigla DBE, é um documento que é usado por aqueles que necessitam operar qualquer tipo de ato perante o CNPJ.
Dessa forma, quando um contribuinte necessita atuar como pessoa jurídica em quaisquer setores existentes no mercado de trabalho, o primeiro passo que ele deve tomar é dar entrada com os documentos exigidos para realizar o processo de solicitação do Documento Básico de Entrada.

Já em relação a todos os contribuintes que utilizarem a senha que é fornecida através dos órgãos licenciados ou a certificação digital deverão utilizar, ao invés do Documento Básico de Entrada (DBE), o chamado Protocolo de Transmissão.

DBE – Consulta

Como já citado, quando uma pessoa deseja dar entrada ao processo de abertura de uma empresa, ela precisa solicitar uma solicitação da Receita Federal e, dessa forma, a instituição cederá o CNPJ.

Para que isso possa ocorrer, uma série de documentos é exigida. Entre esses documentos, o Documento Básico de Entrada (DBE) é um deles. Ele precisa ser preenchido pela pessoa que está fazendo a solicitação do CNPJ. O formulário do DBE está disponível para a impressão na página da Receita Federal na internet. Basta que a pessoa interessada acesse o site e procure pela opção “Consulta da Situação do Pedido Referente ao CNPJ” e imprima o formulário.

Outros documentos solicitados na abertura do CNPJ

Além do DBE, a Ficha Cadastral de Pessoa Jurídica também é exigida. Caso existam sócios na empresa a ser aberta, é necessário que essa ficha seja acompanhada por um quadro contendo os nomes e os dados de todos os envolvidos.

Esses documentos que foram citados devem ser solicitados e entregues em qualquer um dos órgãos da Receita Federal. Eles também podem ser entregues nas Delegacias Especiais de Instituições Financeiras do Brasil. Nesses locais, o solicitante do CNPJ poderá realizar alterações de dados cadastrais, além de correções simples e outros tipos de modificações nos documentos. Em qualquer desses lugares, seja nas Delegacias Especiais de Instituições Financeiras ou na própria Receita Federal, esses documentos deverão ser físicos, ou seja, deverão estar impressos.

Consulta Documento Básico de Entrada – DBE

Para as pessoas que desejam consultar o andamento do pedido ou a situação na qual o CNPJ se encontra, basta acessar o site da Receita Federal disponível na internet. De uma forma muito simples, quando estiver nesse site, a pessoa deverá acessar o link que a levará diretamente à seção de consultas.

Na página da Receita Federal o interessado ainda pode encontrar diversas informações extras sobre os documentos que são necessários para a solicitação do CNPJ, além de demais informações sobre diversos temas relacionados com esse assunto.

Já aquelas pessoas que desejam realizar uma consulta específica, basta que ela digite o seu número do CNPJ na página inicial. Em seguida, o site disponibilizará um acesso direto às suas informações pessoais e a situação atual que a empresa se encontra.

Fotos

Confira Fotos da DBE Consulta:

DBE ConsultaDBE Consulta
Documento Básico de EntradaDocumento Básico de Entrada
Para consultar o DBE basta acessar o site do Receita FederalPara consultar o DBE basta acessar o site do Receita Federal

GD Star Rating
loading...
Pesquisar
Artigos Relacionados