Datasus, BPA e Tabnet

links patrocinados

Datasus, BPA e Tabnet

Datasus, BPA e Tabnet

Com o objetivo de organizar dados e de gerenciar informações relacionadas a vários setores, o Governo Federal conta com o Departamento de Informática do SUS (DATASUS), que disponibiliza esses dados para que muitas ações possam ser realizadas, e além disso, esses dados cadastrados possibilitam o desenvolvimento de formas de democratizar o acesso aos mais variados programas e serviços oferecidos pelo governo.

Datasus

O Datasus foi criado com o foco principal sendo o de organizar e fornecer dados relacionados nas mais diversas áreas para possibilitar e auxiliar a gestão organizacional de instituições públicas, além de ser responsável por fornecer informações que estão ligadas tanto a área da saúde, quanto a área financeira.

No ano de 2011, o Datasus passa a fazer parte da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, de acordo com o Decreto nº 7.530 que está relacionado à Estrutura Regimental do Ministério da Saúde.

Áreas

Em cada uma das áreas em que o Datasus atua, os dados recebidos servem para um determinado trabalho ou ação. As informações da saúde, por exemplo, servem para contribuir na realização de análises das condições sanitárias da população, sendo que com esses dados se torna possível e mais eficaz as decisões tomadas para que melhorias sejam feitas. Essa análise, junto com quadro das condições de saúde já se tornou uma tradição de muitos anos na área de saúde, tendo início através da obtenção de dados relacionados à mortalidade e sobrevivência. Depois ganhou mais forma com o processo de controle de doenças infecciosas e com isso o conhecimento pela população e outras áreas do governo do conceito do que é a saúde.

Já em relação às informações financeiras, o Datasus realiza uma espécie de monitoramento, tendo essas informações divididas por temas que incluem desde recursos do SUS, Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, informações quanto a autorizações de internamentos hospitalares e também a transferência de valores para os municípios através do Fundo Nacional de Saúde.

BPA

O BPA é um aplicativo que permite que os dados relacionados a atendimentos ambulatoriais que não apresentam necessidade de autorização por quem é responsável pela gestão da área, sejam transmitidos para o Datasus. Dessa forma, estatísticas podem ser elaboradas, procurando melhorar e verificar o número de atendimentos.

O BPA integra o Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), do qual também faz parte outro aplicativo relacionado a dados, além de um aplicativo de Controle da Programação Orçamentária (FPO), outro responsável por realizar a conversão das Bases Cadastrais e também aplicativos de Faturamento da Produção Ambulatorial (SIA) e um verificador de informações do SIA.

Em 2008, foram unidas as tabelas relacionadas a SIA/SUS e ao Sistema de Informação Hospitalar (SIH/SUS), com o objetivo de constituir um sistema de informações único.

Tabnet

Com a finalidade de permitir a tabulação de dados de forma mais eficaz foi criado o programa TabNet utilizado por equipes do Ministério da Saúde, além de pessoal que atua nas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, que integram o Sistema de Informação do Sistema Único de Saúde .

Esse recurso permite que através da sua utilização a tabulação de grande quantidade de dados seja feita de maneira mais rápida e com baixo custo, além de permitir a transferência desses dados de forma rápida através da Intranet ou da Internet.

Fotos

Confira Fotos da Datasus, BPA e Tabnet:

DatasusDatasus
Sistema Único de SaúdeSistema Único de Saúde
Datasus, BPA e TabnetDatasus, BPA e Tabnet

Pesquisar
Artigos Relacionados