Cydia iPhone

links patrocinados

Cydia iPhone

Cydia iPhone

O iPhone é o smartphone mais popular do mundo. Ele executa um sistema operacional especial chamado iOS, desenvolvido pela Apple para plataformas móveis. O foco do iOS está em controle: somente podem ser executados programas e comandos aprovados por ela, para que não haja perigo de invasões por hackers e vírus. Este controle deu certo: até hoje, o iPhone vive sem a ameaça de vírus e spyware. O controle às vezes considerado rígido da Apple deixou alguns entusiastas por tecnologias desapontados. Sentiam que o potencial do smartphone podia ir muito mais além. E foi com este desejo em mente que foi criado o processo de jailbreak, que permite ao usuário instalar programas não aprovados pela Apple.

O jailbreak não é um programa, mas um processo. Ele é executado por um computador com o iPhone plugado na entrada USB e requer pouco conhecimento técnico para ser executado. Após o termino deste “desbloqueio”, o usuário irá perceber que há um novo ícone na tela de seu iPhone: Cydia. Trata-se da loja de apps não oficial do iPhone, em outras palavras, o lugar para onde os apps que não foram aprovados pela seleção da Apple vão parar. Para instalar estes apps, que às vezes trazem funcionalidades impressionantes ao iPhone, é preciso passar pelo processo de jailbreak e adquiri-los na loja do Cydia. Alguns custam dinheiro, outros são gratuitos, assim como na App Store convencional.

Apps

Cydia Store

A Apple detém um controle considerado por alguns muito rígido sobre o que seus apps podem fazer no iPhone. Eles não podem interagir um com o outro, por exemplo. Cada app deve funcionar de forma independente, limitado a si próprio. Também não possui recursos animados como os widgets do Android ou formas de se mudar a função de botões. Apps que prometessem tais funções não seriam aceitos na App Store convencional, mas estão no Cydia.

Um dos apps mais populares do Cydia é o biteSMS. Trata-se de um programa para envio e recebimento de SMS para substituir o app padrão do iPhone. O biteSMS traz diversas funcionalidades ausentes no app padrão, como a possibilidade de responder mensagens a partir do alerta de recebimento, agendar envios de mensagens, proteger o app com senha para evitar a ação de bisbilhoteiros, assinaturas personalizadas e várias outras funções. O biteSMS tem uma versão gratuita que exibe anúncios e uma versão paga, que custa U$ 7,99, e não possui anúncios e promete acesso iliminato às funcionalidades.

Correções e ajustes

Cydia 3.0

Na loja do Cydia você encontra não só apps como também programas que fazem pequenas alterações ou ajustes na forma que o seu iPhone funciona. Algumas pessoas não utilizam o app Banca, que veio com o iOS 5. Este app não pode ser armazenado dentro de uma pasta e nem desinstalado, então para quem não o usa, torna-se um app inútil que ocupa espaço desnecessariamente. Baixando o “tweak” (“ajuste”, em inglês) chamado NoNewsIsGoodNews no Cydia, o Newsstand desaparece sem necessidade de qualquer configuração. Para tê-lo de volta, é só desinstalar o NoNewsIsGoodNews.

O Cydia também possui temas visuais, que mudam a cada do seu iPhone. Você pode mudar o estilo dos ícones e a fonte, além de reordenar os elementos da tela de bloqueio.

Cuidados

Aplicativo Cydia

A Apple proíbe este tipo de app em sua App Store porque os considera instáveis ou perigosos se utilizados de má fé. É utópico imaginar que só existem desenvolvedores de software de boa fé no Cydia, então todo cuidado é pouco na hora de instalar estes apps em seu iPhone.

Sempre pesquise na internet sobre os apps que gostaria de baixar e procure por opiniões dos usuários, ficando de olho em possíveis problemas que eles possam ter enfrentado.

Loja do Cydia App Cydia

Pesquisar
Artigos Relacionados