Cursos gratuitos Via Rápida – como participar

links patrocinados

Para aqueles que estão interessados em se qualifica profissionalmente, confira mais informações sobre os cursos gratuitos Via Rápida – como participar.

O que é a Via Rápida

O Via Rápida é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo
O projeto oferece aulas de capacitação em várias áreas

Muitas pessoas podem já ter ouvido falar dos cursos gratuitos Via Rápida – como participar, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece aulas de capacitação em várias áreas. Esses cursos são ministrados de forma presencial, por isso, é preciso morar em uma das cidades que oferecem as vagas, além de verificar se nessa localidade há o setor que a pessoa deseja cursar.

Ao todo, são cerca de 150 cursos oferecidos, sendo ideal para aquelas pessoas que ainda estão precisando de uma qualificação profissional para conseguir um emprego, por exemplo. Sobre os cursos gratuitos Via Rápida – como participar, a duração e o número de aulas depende da área escolhida, mas, no geral, chegam a ser de pelo menos 3 meses. O nome “Via Rápida” se dá justamente por que são cursos de curta duração, além de funcionarem em carretas estruturadas para o fornecimento dessa aulas.

Algumas das dicas de cursos gratuitos Via Rápida – como participar

São várias as aulas ofertadas nos cursos gratuitos Via Rápida – como participar, sendo que alguma delas pode chamar mais a sua atenção. Alguns que valem a pena ser citados são os de qualificação para Agente de Turismo, Assistente Contábil, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar de Escritório, Barista, Bartender, Chapeiro, Motorista de Táxi, Camareira, Corte e Costura e Desenhista de Moda.

Entre as ofertas ainda há cursos gratuitos Via Rápida – como participar como os de Cozinheiro Geral, Eletricista, Encanador, Garçom, Formação em Gastronomia, Informática, Manicure, Maquiagem, Mecânico de Automóveis, Mestre de Obras, Motorista de Caminhão, Governanta, Operador de Caixa, Organizador de Eventos, Pedreiro, Padeiro, Porteiro, Recepcionista, Soldador e muito mais.

Ao todo, são cerca de 150 cursos oferecidos

Requisitos para participar das aulas do Via Rápida

Existem alguns requisitos para ser elegível às vagas dos cursos gratuitos Via Rápida – como participar. É preciso ser maior que 16 anos de idade, além de ser uma pessoa alfabetizada e que mora em um dos municípios que oferecem a aula. Há uma processo de seleção quando há amplas concorrências a um mesmo tipo de curso, lembrando que o desempate se dá por prioridades.

O público-alvo dos cursos gratuitos Via Rápida – como participar são as pessoas que estão desempregadas, que tenham baixa escolaridade e homens e mulheres que estão cuidando de uma família. Assim, caso haja mais pessoas que vagas são escolhidos os candidatos por meio desses critérios apresentados.

Para se inscrever nos cursos, é preciso ser maior que 16 anos

Cursos gratuitos Via Rápida – como participar

Para fazer um dos cursos gratuitos Via Rápida – como participar é preciso entrar no site oficial do Via Rápida e se cadastrar. Clique na opção Inscreva-se no canto direito superior da página, na qual vai ser aberto um formulário onde as pessoas devem colocar seus dados pessoais e as opções de cursos que gostaria de fazer.

As fichas são mandadas para uma espécie de análise de secretarias para selecionar quais são as pessoas que podem fazer as aulas em um dos cursos gratuitos Via Rápida – como participar.

Mais informações estão disponíveis no site da Via Rápida

Pesquisar
Artigos Relacionados